Neste estudo discute-se os reflexos das políticas públicas atuais no contexto da educação brasileira de jovens e adultos, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta-se tais desafios, expressos com a Reforma do Ensino Médio, a PEC 241/55 (EC 95), o projeto Escola Sem Partido, que tendem a esvaziar e enfraquecer a formação, conformando-a às políticas neoliberais que avançam significativamente no redirecionamento das responsabilidades que deveriam ser do Estado, passando-as para a esfera privada, causando assim, a desconstrução de políticas sociais e incitando sempre novos conflitos, a exemplo da questão do esporte e lazer, que se trata neste estudo, visto por essas políticas sob a ótica mercadológica e compensatória, conflitos estes que repercutem na participação dos jovens na comunidade ameaçando a atuação como protagonistas de sua formação. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos estudos de Amaral (2017), Beltrão (2017), Damasceno (2013), Dantas (2018), Gentili (2013), dentre outros, e em documentos oficiais como a Lei 9.394/96, Lei 13.005/2017, e a coletânea esporte e lazer – políticas de estado (2009), que dispõem sobra o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Objetiva-se discutir os principais desafios que hoje comprometem o cenário da educação brasileira, concluindo que o discurso neoliberal tem contribuído, historicamente, para o avanço de uma educação excludente, sendo necessário romper com essa política e continuar na luta da construção de um novo sistema que supere esses desafios e se esforce na implantação de políticas democráticas e cidadãs.