Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, JOVENS E ADULTOS. Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45742
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2100
    "inscrito_id" => 5012
    "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL"
    "resumo" => "Nos últimos anos a educação brasileira passou e está passando por um cenário de mudanças educacionais. Neste contexto, encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino que tem apresentado altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da evasão escolar na EJA em uma escola pública localizada no município de Girau do Ponciano - AL, e tem como público alvo, discentes evadidos da referida modalidade. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, objetivando-se analisar os motivos responsáveis pela evasão na EJA. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de alunos (as) matriculados (as) neste segmento. Desse total, foram selecionados alunos que abandonaram a escola ou que dela evadiu. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente alunos residentes na zona rural e dentre os principais motivos que contribuíram para a evasão são questões de ordem econômica, familiares, pessoais e escolares. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola não atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados, caracterizando no abandono escolar. A partir da análise dos dados coletados nota-se a importância da ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para a redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, JOVENS E ADULTOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5012_09092018195439.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacquelinebarbosa201@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45742
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2100
    "inscrito_id" => 5012
    "titulo" => "A EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GIRAU DO PONCIANO – AL"
    "resumo" => "Nos últimos anos a educação brasileira passou e está passando por um cenário de mudanças educacionais. Neste contexto, encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino que tem apresentado altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da evasão escolar na EJA em uma escola pública localizada no município de Girau do Ponciano - AL, e tem como público alvo, discentes evadidos da referida modalidade. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, objetivando-se analisar os motivos responsáveis pela evasão na EJA. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de alunos (as) matriculados (as) neste segmento. Desse total, foram selecionados alunos que abandonaram a escola ou que dela evadiu. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente alunos residentes na zona rural e dentre os principais motivos que contribuíram para a evasão são questões de ordem econômica, familiares, pessoais e escolares. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola não atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados, caracterizando no abandono escolar. A partir da análise dos dados coletados nota-se a importância da ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para a redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, JOVENS E ADULTOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5012_09092018195439.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacquelinebarbosa201@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nos últimos anos a educação brasileira passou e está passando por um cenário de mudanças educacionais. Neste contexto, encontra-se a Educação de Jovens e Adultos – EJA, modalidade de ensino que tem apresentado altos índices de evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a questão da evasão escolar na EJA em uma escola pública localizada no município de Girau do Ponciano - AL, e tem como público alvo, discentes evadidos da referida modalidade. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e descritivo, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas, objetivando-se analisar os motivos responsáveis pela evasão na EJA. Na aplicação do questionário contou-se com a participação de alunos (as) matriculados (as) neste segmento. Desse total, foram selecionados alunos que abandonaram a escola ou que dela evadiu. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes que evadem da EJA na escola investigada são majoritariamente alunos residentes na zona rural e dentre os principais motivos que contribuíram para a evasão são questões de ordem econômica, familiares, pessoais e escolares. Por outro lado, a maior parte dos jovens e adultos evadidos considerou que a escola não atendia aos seus interesses, inclusive quanto aos conteúdos trabalhados, caracterizando no abandono escolar. A partir da análise dos dados coletados nota-se a importância da ressignificação do currículo escolar e na formação continuada de professores da EJA, visando contribuir para a redução dos indicadores de evasão na escola que serviu como referência para essa investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.