O presente estudo surge a partir da necessidade de conhecer, reconhecer e expandir a investigação da história educativa do Rio Grande do Norte e suas instituições, métodos, público-alvo, financiamentos, políticas e currículos, sempre norteando o olhar para a dimensão sócio cultural e histórica, a fim de observar as formas de produção, apropriação e difusão dessas práticas em distintas configurações dos modos de educar. A pesquisa se configurou partindo da motivação que surge quando procuro ressaltar que, o ato educativo ocorre em diferentes lugares, não estando necessariamente imbricado apenas ao contexto escolar, possibilitando perceber que, educar vai além do mero apontamento de disciplinas e está ligado diretamente a promoção de bem-estar na sociedade e manutenção da atenção àqueles que mais necessita. Desse modo, apresentamos a trajetória histórica do Orfanato Padre João Maria e as políticas de assistência, advindas do governo para a instituição, que culminaram num processo de atendimento e atenção a menina órfãs e desvalidas, promovendo atenção àquelas cuja a vida havia marginalizado.