Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM CONTEXTO NÃO ESCOLAR: O ORFANATO PADRE JOÃO MARIA E A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (1920 – 1960)

Palavra-chaves: ORFANATO, INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, RIO GRANDE DO NORTE, ÓRFÃS, ÓRFÃS Pôster (PO) GT 03. História da Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo surge a partir da necessidade de conhecer, reconhecer e expandir a investigação da história educativa do Rio Grande do Norte e suas instituições, métodos, público-alvo, financiamentos, políticas e currículos, sempre norteando o olhar para a dimensão sócio cultural e histórica, a fim de observar as formas de produção, apropriação e difusão dessas práticas em distintas configurações dos modos de educar. A pesquisa se configurou partindo da motivação que surge quando procuro ressaltar que, o ato educativo ocorre em diferentes lugares, não estando necessariamente imbricado apenas ao contexto escolar, possibilitando perceber que, educar vai além do mero apontamento de disciplinas e está ligado diretamente a promoção de bem-estar na sociedade e manutenção da atenção àqueles que mais necessita. Desse modo, apresentamos a trajetória histórica do Orfanato Padre João Maria e as políticas de assistência, advindas do governo para a instituição, que culminaram num processo de atendimento e atenção a menina órfãs e desvalidas, promovendo atenção àquelas cuja a vida havia marginalizado.

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