O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPLICAÇÕES NO CONCEITO DE BOM PROFESSOR E AS RELAÇÕES AFETIVAS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47985 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2280 "inscrito_id" => 10381 "titulo" => "O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPLICAÇÕES NO CONCEITO DE BOM PROFESSOR E AS RELAÇÕES AFETIVAS." "resumo" => "Uma abordagem educacional, que reforça ao profissional da educação o seu verdadeiro e importante papel social e suas implicações nos resultados de estudantes, vem sendo constantemente debatida e problematizada. Diante disso, este estudo tem por objetivo principal refletir sobre a relevância da educação emocional para a formação docente visando práticas pedagógicas mediadas pela relação dialógica. O aporte teórico está fundamentado nos escritos de Wallon (1971, 1978) e Cunha (1989, 2001, 2010, 2013) no que tange a formação de professores e o conceito de afetividade, sendo este, visto como imprescindível na aprendizagem. O percurso metodológico está pautado nos Grupos de Discussão propostos por Weller (2006) em seus estudos, do qual participarão professores/as e atendentes de uma escola de educação infantil localizada na região da serra gaúcha. As discussões serão gravadas em áudio e posteriormente degravadas, facilitando a análise do conteúdo. O Roteiro de Discussão será organizado em pelo menos seis blocos, englobando questões pessoais, relacionais, educacionais e profissionais. Após a realização do grupo de discussão, os/as participantes responderão a um questionário elaborado pela equipe de pesquisa abarcando questões pessoais que auxiliem na categorização do grupo. Os Grupos de discussão serão realizados na própria escola e os resultados serão analisados à luz do método documentário de análise. Neste estudo, emerge a possibilidade de que professor e aluno, juntos, construam um conhecimento que não parta do desconhecido, mas de algo que já existe, por intermédio da afetividade. É assim que aos poucos o professor, na sua mediação e construção do conhecimento junto ao aluno, que estabelece os vínculos afetivos, condição essencial na formação integral do sujeito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID10381_10092018004114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE SILVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE SILVEIRA" "autor_email" => "graziele.silveira23@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47985 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2280 "inscrito_id" => 10381 "titulo" => "O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA: IMPLICAÇÕES NO CONCEITO DE BOM PROFESSOR E AS RELAÇÕES AFETIVAS." "resumo" => "Uma abordagem educacional, que reforça ao profissional da educação o seu verdadeiro e importante papel social e suas implicações nos resultados de estudantes, vem sendo constantemente debatida e problematizada. Diante disso, este estudo tem por objetivo principal refletir sobre a relevância da educação emocional para a formação docente visando práticas pedagógicas mediadas pela relação dialógica. O aporte teórico está fundamentado nos escritos de Wallon (1971, 1978) e Cunha (1989, 2001, 2010, 2013) no que tange a formação de professores e o conceito de afetividade, sendo este, visto como imprescindível na aprendizagem. O percurso metodológico está pautado nos Grupos de Discussão propostos por Weller (2006) em seus estudos, do qual participarão professores/as e atendentes de uma escola de educação infantil localizada na região da serra gaúcha. As discussões serão gravadas em áudio e posteriormente degravadas, facilitando a análise do conteúdo. O Roteiro de Discussão será organizado em pelo menos seis blocos, englobando questões pessoais, relacionais, educacionais e profissionais. Após a realização do grupo de discussão, os/as participantes responderão a um questionário elaborado pela equipe de pesquisa abarcando questões pessoais que auxiliem na categorização do grupo. Os Grupos de discussão serão realizados na própria escola e os resultados serão analisados à luz do método documentário de análise. Neste estudo, emerge a possibilidade de que professor e aluno, juntos, construam um conhecimento que não parta do desconhecido, mas de algo que já existe, por intermédio da afetividade. É assim que aos poucos o professor, na sua mediação e construção do conhecimento junto ao aluno, que estabelece os vínculos afetivos, condição essencial na formação integral do sujeito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional" "palavra_chave" => "BOM PROFESSOR, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA18_ID10381_10092018004114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRAZIELE SILVEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRAZIELE SILVEIRA" "autor_email" => "graziele.silveira23@hotma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }