Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GT CURRÍCULO DA ANPED NO PERÍODO 2000-2017

Palavra-chaves: POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO MÉDIO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48622
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1547
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GT CURRÍCULO DA ANPED NO PERÍODO 2000-2017"
    "resumo" => "O Governo de Michel Temer reformou o Ensino Médio no Brasil. A implementação da reforma está condicionada à aprovação da BNCC para o Ensino Médio, centrada no modelo de “competências”. Nesse contexto, tivemos como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre políticas curriculares para o Ensino Médio no GT Currículo da ANPEd no período 2000 – 2017. O estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, denominado “Estado da Arte”. Estudos desse tipo são fundamentais para captar o movimento da realidade em suas contradições. O material de base foram os trabalhos do GT Currículo dos anais das Reuniões Nacionais, disponíveis no sítio eletrônico da Associação. Para análise, tivemos o apoio da Técnica da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos seis artigos. A partir da análise, construímos três categorias temáticas: Reinterpretação de políticas curriculares em outros contextos de produção; políticas curriculares com foco em um componente curricular; e Racionalidades que orientam políticas curriculares para o Ensino Médio. Esses artigos, em sua maioria, tiveram como foco políticas curriculares elaboradas para o Ensino Médio no contexto dos anos de 1990, que estavam centradas no modelo de “competências”. Resultados de pesquisa mostraram que havia a tentativa de limitar o que os professores faziam na prática. Essas pesquisas possibilitam avançar nas reflexões sobre possíveis desdobramentos da atual reforma do Ensino Médio na prática curricular dos professores. Apontamos a necessidade de investigar outros GTs da ANPEd, bem como considerar outras fontes para aprofundar o conhecimento dessa produção e suas contribuições para área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO MÉDIO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8848_06092018220502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALIA DUARTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THALIA"
    "autor_email" => "thaliad_santos@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48622
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1547
    "inscrito_id" => 8848
    "titulo" => "POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO GT CURRÍCULO DA ANPED NO PERÍODO 2000-2017"
    "resumo" => "O Governo de Michel Temer reformou o Ensino Médio no Brasil. A implementação da reforma está condicionada à aprovação da BNCC para o Ensino Médio, centrada no modelo de “competências”. Nesse contexto, tivemos como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre políticas curriculares para o Ensino Médio no GT Currículo da ANPEd no período 2000 – 2017. O estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, denominado “Estado da Arte”. Estudos desse tipo são fundamentais para captar o movimento da realidade em suas contradições. O material de base foram os trabalhos do GT Currículo dos anais das Reuniões Nacionais, disponíveis no sítio eletrônico da Associação. Para análise, tivemos o apoio da Técnica da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos seis artigos. A partir da análise, construímos três categorias temáticas: Reinterpretação de políticas curriculares em outros contextos de produção; políticas curriculares com foco em um componente curricular; e Racionalidades que orientam políticas curriculares para o Ensino Médio. Esses artigos, em sua maioria, tiveram como foco políticas curriculares elaboradas para o Ensino Médio no contexto dos anos de 1990, que estavam centradas no modelo de “competências”. Resultados de pesquisa mostraram que havia a tentativa de limitar o que os professores faziam na prática. Essas pesquisas possibilitam avançar nas reflexões sobre possíveis desdobramentos da atual reforma do Ensino Médio na prática curricular dos professores. Apontamos a necessidade de investigar outros GTs da ANPEd, bem como considerar outras fontes para aprofundar o conhecimento dessa produção e suas contribuições para área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "POLÍTICAS CURRICULARES, ENSINO MÉDIO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8848_06092018220502.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALIA DUARTE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THALIA"
    "autor_email" => "thaliad_santos@outlook.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Governo de Michel Temer reformou o Ensino Médio no Brasil. A implementação da reforma está condicionada à aprovação da BNCC para o Ensino Médio, centrada no modelo de “competências”. Nesse contexto, tivemos como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre políticas curriculares para o Ensino Médio no GT Currículo da ANPEd no período 2000 – 2017. O estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, denominado “Estado da Arte”. Estudos desse tipo são fundamentais para captar o movimento da realidade em suas contradições. O material de base foram os trabalhos do GT Currículo dos anais das Reuniões Nacionais, disponíveis no sítio eletrônico da Associação. Para análise, tivemos o apoio da Técnica da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos seis artigos. A partir da análise, construímos três categorias temáticas: Reinterpretação de políticas curriculares em outros contextos de produção; políticas curriculares com foco em um componente curricular; e Racionalidades que orientam políticas curriculares para o Ensino Médio. Esses artigos, em sua maioria, tiveram como foco políticas curriculares elaboradas para o Ensino Médio no contexto dos anos de 1990, que estavam centradas no modelo de “competências”. Resultados de pesquisa mostraram que havia a tentativa de limitar o que os professores faziam na prática. Essas pesquisas possibilitam avançar nas reflexões sobre possíveis desdobramentos da atual reforma do Ensino Médio na prática curricular dos professores. Apontamos a necessidade de investigar outros GTs da ANPEd, bem como considerar outras fontes para aprofundar o conhecimento dessa produção e suas contribuições para área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.