O Governo de Michel Temer reformou o Ensino Médio no Brasil. A implementação da reforma está condicionada à aprovação da BNCC para o Ensino Médio, centrada no modelo de “competências”. Nesse contexto, tivemos como objetivo mapear e analisar as produções científicas sobre políticas curriculares para o Ensino Médio no GT Currículo da ANPEd no período 2000 – 2017. O estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico, denominado “Estado da Arte”. Estudos desse tipo são fundamentais para captar o movimento da realidade em suas contradições. O material de base foram os trabalhos do GT Currículo dos anais das Reuniões Nacionais, disponíveis no sítio eletrônico da Associação. Para análise, tivemos o apoio da Técnica da Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos seis artigos. A partir da análise, construímos três categorias temáticas: Reinterpretação de políticas curriculares em outros contextos de produção; políticas curriculares com foco em um componente curricular; e Racionalidades que orientam políticas curriculares para o Ensino Médio. Esses artigos, em sua maioria, tiveram como foco políticas curriculares elaboradas para o Ensino Médio no contexto dos anos de 1990, que estavam centradas no modelo de “competências”. Resultados de pesquisa mostraram que havia a tentativa de limitar o que os professores faziam na prática. Essas pesquisas possibilitam avançar nas reflexões sobre possíveis desdobramentos da atual reforma do Ensino Médio na prática curricular dos professores. Apontamos a necessidade de investigar outros GTs da ANPEd, bem como considerar outras fontes para aprofundar o conhecimento dessa produção e suas contribuições para área.