No que diz respeito as amplas discussões sobre currículo frente aos quadros de disciplinas no ambiente escolar, este trabalho visa tratar sobre a discussão curricular na Educação Física e os conteúdos necessários ao processo de formação dos alunos a partir das experiências formativas que esta disciplina proporciona para o desenvolvimento do aluno como indivíduo cidadão. No intuito de abordar essa problemática sobre o currículo escolar de Educação Física, este artigo aborda como questão norteadora: quais os conteúdos pedagógicos no desenvolvimento e aplicação do currículo para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I? A partir do problema central deste artigo, trazemos como objetivo, identificar alguns conteúdos específicos para as faixas etárias desse segmento, a fim de alcançar um melhor aproveitamento não só no desenvolvimento das aulas, mas no desenvolvimento formativo global do aluno. Para alcançar o objetivo proposto tomando como direção o problema desta pesquisa, foi realizado um trabalho de revisão bibliográfica que abordou breves concepções de currículo, currículo de Educação Física e abordagens da Educação Física Escolar, a fim de pensar a disciplina como um meio de proporcionar autonomia, criticidade e valores.