A sexualidade no contexto escolar ainda é um tema que causa “incomodo”, por isso discuti-lo dentro desse contexto não é fácil. Isso acontece por vários motivos, como por exemplo o currículo que designa essa temática para a área das ciências naturais, mas principalmente por causa de todo aporte histórico que gira em torno da sexualidade que faz com que os sujeitos a vejam como algo sujo e proibido. O professor tem um papel muito importante na quebra desses paradigmas. Portanto, nesse trabalho, refletimos sobre como a forma da construção da identidade docente pode ajudar os professores a desenvolver uma prática pedagógica mediadora e inovadora o suficiente para proporcionar um ambiente de construção de conhecimento onde os jovens sintam-se confortáveis para debater temas “tabus” como a sexualidade e assim ajudar na formação do pensamento crítico e na construção identitária. Para esse estudo, tivemos como espaço de pesquisa uma escola pública da cidade de Abreu e Lima e como sujeitos, os alunos e professores participantes de um projeto dessa escola que possui um núcleo de estudos sobre sexualidade. Foi uma pesquisa qualitativa, utilizando a observação participante e a entrevista semiestruturada como métodos de construção de dados, os quais foram analisados a partir dos teóricos que nos serviram de base para a construção teórica. Como resultados, destacamos o fato de encontrarmos, naquele contexto, professores que buscam debater a sexualidade de forma libertadora por meio do diálogo e da discussão proporcionando um ambiente propicio para a construção do pensamento crítico dos sujeitos.