Ter conhecimento das atribuições de um coordenador pedagógico é uma das maneiras mais efetivas de compreender a materialização de uma gestão democrática e como se dá seu gerenciamento no espaço escolar. Embora todos os integrantes sejam fundamentais para a organização e administração da escola, o coordenador pedagógico ao lado do gestor é uma das figuras que merecem destaque, pois desempenha a função de coordenar as ações dos professores, e para isso se precisa estar certo de qual é sua atribuição no contexto escolar. Neste sentido, o presente relatório discute uma pesquisa de campo realizada com o objetivo de discutir o cotidiano do coordenador pedagógico bem como sua importância para a efetivação da gestão democrática dentro do ambiente escolar. A partir da análise dos dados coletados, afirmamos que são muitas as dificuldades enfrentadas pelo CP, aspecto que exige o tempo inteiro muito dinamismo de sua parte para a resolução dos problemas existentes, com a parceria com a comunidade escolar, características à qual consideramos como indispensável no processo de gestão da escola. Todavia, salientamos que embora seja uma tarefa árdua, a função de desempenhar o papel de coordenar na instituição escolar antes de qualquer coisa necessita ser pautada no compromisso para com a Educação.