Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ESTUDO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO O SOFTWARE GEOGEBRA

Palavra-chaves: SOFTWARE GEOGEBRA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46534
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 4308
    "titulo" => "ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ESTUDO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => """
      Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como o software geogebra pode contribuir com o conceito de semelhança de triângulos visando facilitar o trabalho do professor na sala de aula e a aprendizagem do aluno no ato do ensino. A pesquisa justifica-se, pela necessidade da utilização de recursos para o ensino do referido conteúdo, haja vista que a semelhança de triângulos é abordada no Ensino Fundamental e tem suas propriedades estruturadas na área da geometria, onde acontece na maioria das vezes uma aprendizagem “imaginaria” onde o aluno a partir do que é ensinado tenta relacionar alguns aspectos associados ao conteúdo. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 15 (quinze) alunos. O trabalho possibilitou uma análise dos dados obtidos a partir de um questionário diagnostico, não apenas pela sua sistematização durante os procedimentos metodológicos, mas também, pela sequência didática, desenvolvida a partir de um texto de apoio com organizador prévio através das concepções de Silva e Moreira (2006), visando a obtenção de uma Aprendizagem Significativa em função de Ausubel (apud Rodrigues, 2011). Na definição do estudo ficou evidente que os resultados apresentados foram satisfatórios a partir do momento em que a aplicação do recurso além de trazer resultados significativos promoveu a inteiração dos alunos com a tecnologia aplicada possibilitando uma melhor visão do conteúdo abordado.\r\n
      Palavras chave: Software geogebra; Semelhança de triângulos; Tecnologias da informação.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE GEOGEBRA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID4308_04092018164112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS HÉLDER SOARES DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS H. S."
    "autor_email" => "galegotenor7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46534
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 4308
    "titulo" => "ATRIBUINDO SIGNIFICADO AO ESTUDO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO O SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => """
      Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como o software geogebra pode contribuir com o conceito de semelhança de triângulos visando facilitar o trabalho do professor na sala de aula e a aprendizagem do aluno no ato do ensino. A pesquisa justifica-se, pela necessidade da utilização de recursos para o ensino do referido conteúdo, haja vista que a semelhança de triângulos é abordada no Ensino Fundamental e tem suas propriedades estruturadas na área da geometria, onde acontece na maioria das vezes uma aprendizagem “imaginaria” onde o aluno a partir do que é ensinado tenta relacionar alguns aspectos associados ao conteúdo. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 15 (quinze) alunos. O trabalho possibilitou uma análise dos dados obtidos a partir de um questionário diagnostico, não apenas pela sua sistematização durante os procedimentos metodológicos, mas também, pela sequência didática, desenvolvida a partir de um texto de apoio com organizador prévio através das concepções de Silva e Moreira (2006), visando a obtenção de uma Aprendizagem Significativa em função de Ausubel (apud Rodrigues, 2011). Na definição do estudo ficou evidente que os resultados apresentados foram satisfatórios a partir do momento em que a aplicação do recurso além de trazer resultados significativos promoveu a inteiração dos alunos com a tecnologia aplicada possibilitando uma melhor visão do conteúdo abordado.\r\n
      Palavras chave: Software geogebra; Semelhança de triângulos; Tecnologias da informação.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE GEOGEBRA, SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID4308_04092018164112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS HÉLDER SOARES DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS H. S."
    "autor_email" => "galegotenor7@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como o software geogebra pode contribuir com o conceito de semelhança de triângulos visando facilitar o trabalho do professor na sala de aula e a aprendizagem do aluno no ato do ensino. A pesquisa justifica-se, pela necessidade da utilização de recursos para o ensino do referido conteúdo, haja vista que a semelhança de triângulos é abordada no Ensino Fundamental e tem suas propriedades estruturadas na área da geometria, onde acontece na maioria das vezes uma aprendizagem “imaginaria” onde o aluno a partir do que é ensinado tenta relacionar alguns aspectos associados ao conteúdo. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 15 (quinze) alunos. O trabalho possibilitou uma análise dos dados obtidos a partir de um questionário diagnostico, não apenas pela sua sistematização durante os procedimentos metodológicos, mas também, pela sequência didática, desenvolvida a partir de um texto de apoio com organizador prévio através das concepções de Silva e Moreira (2006), visando a obtenção de uma Aprendizagem Significativa em função de Ausubel (apud Rodrigues, 2011). Na definição do estudo ficou evidente que os resultados apresentados foram satisfatórios a partir do momento em que a aplicação do recurso além de trazer resultados significativos promoveu a inteiração dos alunos com a tecnologia aplicada possibilitando uma melhor visão do conteúdo abordado. Palavras chave: Software geogebra; Semelhança de triângulos; Tecnologias da informação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.