Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como o software geogebra pode contribuir com o conceito de semelhança de triângulos visando facilitar o trabalho do professor na sala de aula e a aprendizagem do aluno no ato do ensino. A pesquisa justifica-se, pela necessidade da utilização de recursos para o ensino do referido conteúdo, haja vista que a semelhança de triângulos é abordada no Ensino Fundamental e tem suas propriedades estruturadas na área da geometria, onde acontece na maioria das vezes uma aprendizagem “imaginaria” onde o aluno a partir do que é ensinado tenta relacionar alguns aspectos associados ao conteúdo. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 15 (quinze) alunos. O trabalho possibilitou uma análise dos dados obtidos a partir de um questionário diagnostico, não apenas pela sua sistematização durante os procedimentos metodológicos, mas também, pela sequência didática, desenvolvida a partir de um texto de apoio com organizador prévio através das concepções de Silva e Moreira (2006), visando a obtenção de uma Aprendizagem Significativa em função de Ausubel (apud Rodrigues, 2011). Na definição do estudo ficou evidente que os resultados apresentados foram satisfatórios a partir do momento em que a aplicação do recurso além de trazer resultados significativos promoveu a inteiração dos alunos com a tecnologia aplicada possibilitando uma melhor visão do conteúdo abordado.
Palavras chave: Software geogebra; Semelhança de triângulos; Tecnologias da informação.