Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID-EJA: METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DO REAPROVEITAMENTO DO LIXO

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EJA Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48589
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2501
    "inscrito_id" => 3902
    "titulo" => "PIBID-EJA: METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DO REAPROVEITAMENTO DO LIXO"
    "resumo" => "O PIBID promovido com apoio da CAPES do Ministério da Educação- MEC visa contribuir com a formação inicial de docentes em nível superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os alunos do programa são inseridos no cotidiano das escolas, tendo oportunidade de vivenciar de perto como se dá o processo de formação, além de propiciar a criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Sabendo da especificidade desse público as ações do PIBID foram baseadas nas necessidades dos alunos. Foi realizada a ação com o tema: Reaproveitamento do lixo na educação de jovens e adultos, na qual foram utilizadas metodologias lúdicas que facilitam a aprendizagem. A ação dividiu-se em dois momentos. O primeiro foi a exposição de uma apresentação de slides onde foi evidenciado os problemas causados pelo consumo exagerado e a consequente deposição inadequada desses resíduos. No segundo momento, constou numa gincana na qual houve um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo abordado na apresentação. Com isso, os alunos do EJA tiveram a oportunidade de desenvolver/fundamentar os seus conhecimentos prévios. A escola, como formadora de cidadãos, teve ensejo de promover, através da ação PIBID, a oportunidade de tomadas de escolhas corretas diante da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3902_10092018125719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ LUIZ"
    "autor_email" => "andluizds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48589
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2501
    "inscrito_id" => 3902
    "titulo" => "PIBID-EJA: METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DO REAPROVEITAMENTO DO LIXO"
    "resumo" => "O PIBID promovido com apoio da CAPES do Ministério da Educação- MEC visa contribuir com a formação inicial de docentes em nível superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os alunos do programa são inseridos no cotidiano das escolas, tendo oportunidade de vivenciar de perto como se dá o processo de formação, além de propiciar a criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Sabendo da especificidade desse público as ações do PIBID foram baseadas nas necessidades dos alunos. Foi realizada a ação com o tema: Reaproveitamento do lixo na educação de jovens e adultos, na qual foram utilizadas metodologias lúdicas que facilitam a aprendizagem. A ação dividiu-se em dois momentos. O primeiro foi a exposição de uma apresentação de slides onde foi evidenciado os problemas causados pelo consumo exagerado e a consequente deposição inadequada desses resíduos. No segundo momento, constou numa gincana na qual houve um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo abordado na apresentação. Com isso, os alunos do EJA tiveram a oportunidade de desenvolver/fundamentar os seus conhecimentos prévios. A escola, como formadora de cidadãos, teve ensejo de promover, através da ação PIBID, a oportunidade de tomadas de escolhas corretas diante da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID3902_10092018125719.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ LUIZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ LUIZ"
    "autor_email" => "andluizds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O PIBID promovido com apoio da CAPES do Ministério da Educação- MEC visa contribuir com a formação inicial de docentes em nível superior, em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os alunos do programa são inseridos no cotidiano das escolas, tendo oportunidade de vivenciar de perto como se dá o processo de formação, além de propiciar a criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Sabendo da especificidade desse público as ações do PIBID foram baseadas nas necessidades dos alunos. Foi realizada a ação com o tema: Reaproveitamento do lixo na educação de jovens e adultos, na qual foram utilizadas metodologias lúdicas que facilitam a aprendizagem. A ação dividiu-se em dois momentos. O primeiro foi a exposição de uma apresentação de slides onde foi evidenciado os problemas causados pelo consumo exagerado e a consequente deposição inadequada desses resíduos. No segundo momento, constou numa gincana na qual houve um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo abordado na apresentação. Com isso, os alunos do EJA tiveram a oportunidade de desenvolver/fundamentar os seus conhecimentos prévios. A escola, como formadora de cidadãos, teve ensejo de promover, através da ação PIBID, a oportunidade de tomadas de escolhas corretas diante da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.