Esse trabalho trata-se de um relato de experiência de uma intervenção realizada em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande-PB, com o objetivo de despertar as motivações dos alunos em relação à escola a partir da reflexão sobre projeto de vida. As intervenções ocorreram por meio de um pensamento reflexivo sobre projeto de vida, com turmas de ensino no formato de Educação de Jovens e Adultos – EJA do turno da noite distribuídas em ciclos do ensino fundamental I e II, compostas por alunos com faixa etária de 15 a 60 anos. Foram realizadas quatro visitas onde inicialmente identificaram-se as demandas na instituição que foi evasão escolar e os encontros seguintes uma para apresentar o plano de intervenção e mais duas para realizar as dinâmicas: da vela e dinâmica dos quadrantes. Ao fim das intervenções, através do feedback dos alunos, observou-se que os objetivos foram alcançados, os mesmos relataram a importância de ter participado das vivências e apresentaram uma posição positiva sobre o ensino formal, trazendo a educação como peça fundamental para atingir os projetos futuros que foram apresentados. A intervenção na escola vai além e relaciona-se com questões implicadas com a psicologia e a educação, em uma análise crítica dessa relação e dos conhecimentos produzidos nesses âmbitos percebe-se a importância da atuação do psicólogo nesse contexto.