Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PATRIMÔNIO, AMBIENTE E MEMÓRIA: SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO E A GESTÃO AMBIENTAL EM IBIRÁ – SP

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PATRIMÔNIO, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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      Nota-se, no ensino da educação ambiental, que não obstante sua importância, o contexto socioambiental local tem sido ignorado. As abordagens didáticas se centram em temáticas organizadas segundo datas comemorativas, em detrimento da percepção da tendência de crescimento das cidades, da expansão agrícola e dos problemas ambientais associados a essas dinâmicas. O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa documental e trabalhos de campo, levantar informações acerca do patrimônio natural e construído, uso e ocupação do solo, atitudes da comunidade local e aspectos da gestão pública na Estância Hidromineral de Ibirá (SP). Este levantamento indicou algumas situações críticas, que demandam ações urgentes de gestão e que podem nortear\r\n
      ações em EA em ambiente escolar. Dentre estas são apontados problemas locais associados ao descarte correto dos resíduos sólidos, valorização do património construído e utilização e conservação dos recursos hídricos. Intenta-se que os resultados obtidos na investigação possam constituir subsídios para o ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação ambiental (EA) mais consistente e coerente no munícipio.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nota-se, no ensino da educação ambiental, que não obstante sua importância, o contexto socioambiental local tem sido ignorado. As abordagens didáticas se centram em temáticas organizadas segundo datas comemorativas, em detrimento da percepção da tendência de crescimento das cidades, da expansão agrícola e dos problemas ambientais associados a essas dinâmicas. O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa documental e trabalhos de campo, levantar informações acerca do patrimônio natural e construído, uso e ocupação do solo, atitudes da comunidade local e aspectos da gestão pública na Estância Hidromineral de Ibirá (SP). Este levantamento indicou algumas situações críticas, que demandam ações urgentes de gestão e que podem nortear ações em EA em ambiente escolar. Dentre estas são apontados problemas locais associados ao descarte correto dos resíduos sólidos, valorização do património construído e utilização e conservação dos recursos hídricos. Intenta-se que os resultados obtidos na investigação possam constituir subsídios para o ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação ambiental (EA) mais consistente e coerente no munícipio.

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