Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PATRIMÔNIO, AMBIENTE E MEMÓRIA: SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO E A GESTÃO AMBIENTAL EM IBIRÁ – SP

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO CONTEXTUALIZADO, PATRIMÔNIO, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa documental e trabalhos de campo, levantar informações acerca do patrimônio natural e construído, uso e ocupação do solo, atitudes da comunidade local e aspectos da gestão pública na Estância Hidromineral de Ibirá (SP). Este levantamento indicou algumas situações críticas, que demandam ações urgentes de gestão e que podem nortear\r\nNota-se, no ensino da educação ambiental, que não obstante sua importância, o contexto socioambiental local tem sido ignorado. As abordagens didáticas se centra ações em EA em ambiente escolar. Dentre estas são apontados problemas locais associados ao descarte correto dos resíduos sólidos, valorização do património construído e utilização e conservação dos recursos hídricos. Intenta-se que os resultados obtidos na investigação possam constituir subsídios para o ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação ambiental (EA) mais consistente e coerente no munícipio.ações em EA em ambiente escolar. Dentre estas são apontados problemas locais associados ao descarte correto dos resíduos sólidos, valorização do património cons """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nota-se, no ensino da educação ambiental, que não obstante sua importância, o contexto socioambiental local tem sido ignorado. As abordagens didáticas se centram em temáticas organizadas segundo datas comemorativas, em detrimento da percepção da tendência de crescimento das cidades, da expansão agrícola e dos problemas ambientais associados a essas dinâmicas. O presente trabalho buscou, por meio de pesquisa documental e trabalhos de campo, levantar informações acerca do patrimônio natural e construído, uso e ocupação do solo, atitudes da comunidade local e aspectos da gestão pública na Estância Hidromineral de Ibirá (SP). Este levantamento indicou algumas situações críticas, que demandam ações urgentes de gestão e que podem nortear ações em EA em ambiente escolar. Dentre estas são apontados problemas locais associados ao descarte correto dos resíduos sólidos, valorização do património construído e utilização e conservação dos recursos hídricos. Intenta-se que os resultados obtidos na investigação possam constituir subsídios para o ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação ambiental (EA) mais consistente e coerente no munícipio.

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