O (RE)CONHECIMENTO DOS SUJEITOS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA IMPORTÂNCIA DO NOME SOCIAL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47932 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 4781 "titulo" => "O (RE)CONHECIMENTO DOS SUJEITOS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA IMPORTÂNCIA DO NOME SOCIAL" "resumo" => "O gênero e a diversidade sexual são categorias ricas e problemáticas na atualidade, pois promovem uma crítica profunda aos elementos históricos e culturais específicos das relações entre homens e mulheres baseados em relações heterossexuais. O gênero é, por assim dizer, uma relação de forças e de poder fundadas em uma ordem sexual, corporal, afetiva, política e etc., que carregam em si a normatividade e a verdade sobre os sujeitos. Levando em consideração algumas questões de gênero, a importância do nome social e sua problemática no espaço escolar, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o (re)conhecimento dos sujeitos “trans” a partir da afirmação do direito ao nome social. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos estudos feministas, estudos de gênero e outras concepções baseadas na corrente pós-estruturalista, na qual, objetiva questionar as bases que sustentam uma cultura heteronormativa e seus efeitos de violência, negação de diretos e de condições de vida daqueles que fogem às relações heterossexuais. Como metodologia, utilizamos da pesquisa bibliográfica por meio de teóricas e teóricos que influenciam as discussões de gênero e diversidade sexual. Desse modo, esta pesquisa contribui para (re)pensar as concepções e visões de mundo que permeiam o contexto escolar, bem como construir praticas inclusivas e democráticas que agregam um amplo escopo de mudança social calcadas no respeito, no direito, na diferença, na ética e nos valores humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, NOME SOCIAL, TRANSEXUAIS, TRANSEXUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4781_12092018210554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MELO DE ABREU JÚNIOR ABREU" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "Lucasmelosso@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47932 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3309 "inscrito_id" => 4781 "titulo" => "O (RE)CONHECIMENTO DOS SUJEITOS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA IMPORTÂNCIA DO NOME SOCIAL" "resumo" => "O gênero e a diversidade sexual são categorias ricas e problemáticas na atualidade, pois promovem uma crítica profunda aos elementos históricos e culturais específicos das relações entre homens e mulheres baseados em relações heterossexuais. O gênero é, por assim dizer, uma relação de forças e de poder fundadas em uma ordem sexual, corporal, afetiva, política e etc., que carregam em si a normatividade e a verdade sobre os sujeitos. Levando em consideração algumas questões de gênero, a importância do nome social e sua problemática no espaço escolar, esta pesquisa tem como objetivo problematizar o (re)conhecimento dos sujeitos “trans” a partir da afirmação do direito ao nome social. Para isso, utilizamos como referenciais teóricos estudos feministas, estudos de gênero e outras concepções baseadas na corrente pós-estruturalista, na qual, objetiva questionar as bases que sustentam uma cultura heteronormativa e seus efeitos de violência, negação de diretos e de condições de vida daqueles que fogem às relações heterossexuais. Como metodologia, utilizamos da pesquisa bibliográfica por meio de teóricas e teóricos que influenciam as discussões de gênero e diversidade sexual. Desse modo, esta pesquisa contribui para (re)pensar as concepções e visões de mundo que permeiam o contexto escolar, bem como construir praticas inclusivas e democráticas que agregam um amplo escopo de mudança social calcadas no respeito, no direito, na diferença, na ética e nos valores humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, NOME SOCIAL, TRANSEXUAIS, TRANSEXUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4781_12092018210554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MELO DE ABREU JÚNIOR ABREU" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "Lucasmelosso@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }