Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTO DA LITERATURA ESPECIALIZADA (2013-2018)

Palavra-chaves: LITERATURA ESPECIALIZADA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45817
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3475
    "inscrito_id" => 2156
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTO DA LITERATURA ESPECIALIZADA (2013-2018)"
    "resumo" => "O artigo aborda a formação inicial do professor de História, com base nos apontamentos da literatura especializada, em especial, das proposições e reflexões presentes nos dossiês: “O lugar da formação dos professores nos cursos de história”, publicado pela revista História Hoje em 2013, e “Os lugares de formação de professores de história em questão: dilemas, impasses e desafios para o século XXI”, pela revista História & Ensino em 2015. Organizados por Helenice Rocha e Wilma Coelho; Wilma Coelho e Renilson Ribeiro, respectivamente. Busca como objetivo identificar o quê a literatura especializada aponta sobre o lugar da formação do professor de História para a Educação Básica, no período entre 2013 a 2018. Para tanto, recorre-se as formulações teóricas que se ocupam da formação inicial de professores, em âmbito mais geral (GATTI, BARRETO, ANDRE, 2011) e do ensino e formação de História (CAIMI, 2009, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2014, 2015, 2018; COELHO e RIBEIRO, 2015; COELHO e ROCHA, 2013; RIBEIRO, 2015; MONTEIRO, 2013; GONÇALVES e MONTEIRO, 2017). A Literatura especializada indica a consolidação do campo Ensino de História no século XXI, entretanto, reitera, a despeito do tempo decorrido, a permanência do “lugar secundário” ou mesmo “acessório” da formação docente nos cursos de História, no que tange a atuação na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LITERATURA ESPECIALIZADA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2156_14092018212835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERITA EVELIN DA SILVA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERITA"
    "autor_email" => "eritaevelinn@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45817
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3475
    "inscrito_id" => 2156
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTO DA LITERATURA ESPECIALIZADA (2013-2018)"
    "resumo" => "O artigo aborda a formação inicial do professor de História, com base nos apontamentos da literatura especializada, em especial, das proposições e reflexões presentes nos dossiês: “O lugar da formação dos professores nos cursos de história”, publicado pela revista História Hoje em 2013, e “Os lugares de formação de professores de história em questão: dilemas, impasses e desafios para o século XXI”, pela revista História & Ensino em 2015. Organizados por Helenice Rocha e Wilma Coelho; Wilma Coelho e Renilson Ribeiro, respectivamente. Busca como objetivo identificar o quê a literatura especializada aponta sobre o lugar da formação do professor de História para a Educação Básica, no período entre 2013 a 2018. Para tanto, recorre-se as formulações teóricas que se ocupam da formação inicial de professores, em âmbito mais geral (GATTI, BARRETO, ANDRE, 2011) e do ensino e formação de História (CAIMI, 2009, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2014, 2015, 2018; COELHO e RIBEIRO, 2015; COELHO e ROCHA, 2013; RIBEIRO, 2015; MONTEIRO, 2013; GONÇALVES e MONTEIRO, 2017). A Literatura especializada indica a consolidação do campo Ensino de História no século XXI, entretanto, reitera, a despeito do tempo decorrido, a permanência do “lugar secundário” ou mesmo “acessório” da formação docente nos cursos de História, no que tange a atuação na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "LITERATURA ESPECIALIZADA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2156_14092018212835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERITA EVELIN DA SILVA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERITA"
    "autor_email" => "eritaevelinn@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O artigo aborda a formação inicial do professor de História, com base nos apontamentos da literatura especializada, em especial, das proposições e reflexões presentes nos dossiês: “O lugar da formação dos professores nos cursos de história”, publicado pela revista História Hoje em 2013, e “Os lugares de formação de professores de história em questão: dilemas, impasses e desafios para o século XXI”, pela revista História & Ensino em 2015. Organizados por Helenice Rocha e Wilma Coelho; Wilma Coelho e Renilson Ribeiro, respectivamente. Busca como objetivo identificar o quê a literatura especializada aponta sobre o lugar da formação do professor de História para a Educação Básica, no período entre 2013 a 2018. Para tanto, recorre-se as formulações teóricas que se ocupam da formação inicial de professores, em âmbito mais geral (GATTI, BARRETO, ANDRE, 2011) e do ensino e formação de História (CAIMI, 2009, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2014, 2015, 2018; COELHO e RIBEIRO, 2015; COELHO e ROCHA, 2013; RIBEIRO, 2015; MONTEIRO, 2013; GONÇALVES e MONTEIRO, 2017). A Literatura especializada indica a consolidação do campo Ensino de História no século XXI, entretanto, reitera, a despeito do tempo decorrido, a permanência do “lugar secundário” ou mesmo “acessório” da formação docente nos cursos de História, no que tange a atuação na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.