Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PSICOPEDAGOGA EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47912
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2064
    "inscrito_id" => 6785
    "titulo" => "NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PSICOPEDAGOGA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo traz a superfície emergente da dificuldade de aprendizagem à luz das concepções dos referenciais teórico-científicos instituídos que abordam os possíveis apontamentos acerca desta temática. Sendo este, um assunto debatido pelas áreas da Psicopedagogia, Psicologia e Educação de todo País. E um problema que está presente no contexto educacional, e que compromete o desenvolvimento cognitivo, o que causa déficit de aprendizagem. Nesta perspectiva, abordaremos as dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita, trazendo as narrativas (auto) biográficas de uma Psicopedagoga em formação. Assim, objetivamos analisar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem para a aquisição da língua escrita. A pesquisa caracterizou-se pelo um estudo qualitativo de caráter bibliográfico, para assim, desenvolvermos o relato das ações realizadas com um menino de 09 anos de idade, estudante da 3ª serie do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Mossoró-RN. Utilizou-se como aporte teórico: Sara Paín, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Magda Soares e Jean Foucambert. Assim, conclui-se A.M.C.P necessita de um acompanhamento psicológico, pois ele têm bloqueios comportamentais, ou seja,  extremamente introspectivo e não expõe seus sentimentos, se algo lhe afeta positivamente ou negativamente, isso bloqueia sua aprendizagem. Sobre os hábitos de estudo, isso ocorrerá com ajuda da família, uma pessoa que ensine suas atividades, te passe uma rotina, concomitante a isso, um ambiente de estudo propício à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6785_09092018183550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA KALINE LIMA DO NASCIMENTO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilakaliny@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47912
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2064
    "inscrito_id" => 6785
    "titulo" => "NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PSICOPEDAGOGA EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente artigo traz a superfície emergente da dificuldade de aprendizagem à luz das concepções dos referenciais teórico-científicos instituídos que abordam os possíveis apontamentos acerca desta temática. Sendo este, um assunto debatido pelas áreas da Psicopedagogia, Psicologia e Educação de todo País. E um problema que está presente no contexto educacional, e que compromete o desenvolvimento cognitivo, o que causa déficit de aprendizagem. Nesta perspectiva, abordaremos as dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita, trazendo as narrativas (auto) biográficas de uma Psicopedagoga em formação. Assim, objetivamos analisar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem para a aquisição da língua escrita. A pesquisa caracterizou-se pelo um estudo qualitativo de caráter bibliográfico, para assim, desenvolvermos o relato das ações realizadas com um menino de 09 anos de idade, estudante da 3ª serie do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Mossoró-RN. Utilizou-se como aporte teórico: Sara Paín, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Magda Soares e Jean Foucambert. Assim, conclui-se A.M.C.P necessita de um acompanhamento psicológico, pois ele têm bloqueios comportamentais, ou seja,  extremamente introspectivo e não expõe seus sentimentos, se algo lhe afeta positivamente ou negativamente, isso bloqueia sua aprendizagem. Sobre os hábitos de estudo, isso ocorrerá com ajuda da família, uma pessoa que ensine suas atividades, te passe uma rotina, concomitante a isso, um ambiente de estudo propício à aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, LÍNGUA ESCRITA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6785_09092018183550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA KALINE LIMA DO NASCIMENTO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilakaliny@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo traz a superfície emergente da dificuldade de aprendizagem à luz das concepções dos referenciais teórico-científicos instituídos que abordam os possíveis apontamentos acerca desta temática. Sendo este, um assunto debatido pelas áreas da Psicopedagogia, Psicologia e Educação de todo País. E um problema que está presente no contexto educacional, e que compromete o desenvolvimento cognitivo, o que causa déficit de aprendizagem. Nesta perspectiva, abordaremos as dificuldades de aprendizagem na aquisição da língua escrita, trazendo as narrativas (auto) biográficas de uma Psicopedagoga em formação. Assim, objetivamos analisar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem para a aquisição da língua escrita. A pesquisa caracterizou-se pelo um estudo qualitativo de caráter bibliográfico, para assim, desenvolvermos o relato das ações realizadas com um menino de 09 anos de idade, estudante da 3ª serie do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Mossoró-RN. Utilizou-se como aporte teórico: Sara Paín, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Magda Soares e Jean Foucambert. Assim, conclui-se A.M.C.P necessita de um acompanhamento psicológico, pois ele têm bloqueios comportamentais, ou seja, extremamente introspectivo e não expõe seus sentimentos, se algo lhe afeta positivamente ou negativamente, isso bloqueia sua aprendizagem. Sobre os hábitos de estudo, isso ocorrerá com ajuda da família, uma pessoa que ensine suas atividades, te passe uma rotina, concomitante a isso, um ambiente de estudo propício à aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.