O presente trabalho intitulado como Análise Crítica do papel do currículo na escola Profissional: proposta e execução do Modelo de Gestão Tese, tem como objetivo fazer uma análise crítica em relação a origem e contexto do currículo, tendo como parâmetro, a influência do modelo de gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) no currículo escolar de modalidade profissional, podendo perceber as ideologias, valores e relações de poder presentes no contexto educacional, bem como, apreender os princípios, objetivos e estratégias presentes nos documentos e diretrizes do Modelo de Gestão (TESE) tendo em vista que o mesmo vem provocando grandes reflexões sobre o que diz respeito à execução do seu modelo de ensino, considerado por alguns a melhor saída para o trabalhador ser inserido no mercado de trabalho e, por outros, uma grande ferramenta encontrada pelos capitalistas para atender a demanda do mercado de trabalho sem grandes investimentos. Tendo em vista que o currículo surge do nada, mas a partir de uma necessidade social, econômica e cultural e que o mesmo é um campo permeado de ideologias, cultura, e relações de poder, se faz necessário o desvelamento das contradições que permeiam o conjunto das ações e proposições governamentais no âmbito dessa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em relação a temática, objeto de estudo, isto é, o tratamento metodológico da pesquisa, consiste em ser de tipologia qualitativa e de caráter exploratório.