Com a Globalização da Sociedade atual, caracterizada como Sociedade em Rede, tem emergido novas configurações sociais que remodelam as formas de pensar e agir das pessoas. Assim, estão sendo constituídas as Cidades Inteligentes. Com uma de suas metas voltadas para a busca de estabelecer contexto que explore o potencial das tecnologias digitais para melhorar a vida das pessoas, infelizmente algumas destas pessoas vem sendo excluídas, em especial Adultos não leitores e neo-leitores. Neste sentido, este trabalho – enquanto Tese Doutoral em desenvolvimento - tem por objetivo desenvolver uma proposta metodológica de ensino para inserção de Mobile Learning na Educação de Jovens e Adultos, possibilitando a ampliação de saberes de professores e educandos numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida possibilitando contribuições à constituição de cidades inteligentes. Entende-se que a Educação de Jovens e Adultos é o espaço ideal para implementação de estratégias inclusivas, assim como entende-se que os dispositivos móveis são aparatos propícios à construção de aprendizagens coerentes às novas necessidades sociais. A pesquisa-ação envolve a formação de professores na busca da construção de práticas e metodologias capazes de atender aos alunos assim como a proposição de recursos promotores da produção de conhecimentos em espaços virtuais voltados ao compartilhamento e colaboração. A Biblioteca Digital SILVA, é sugerida como aplicativo capaz de propiciar tal interação favorecendo tanto a formação dos professores quanto a inserção do público em foco enquanto partícipes ativos das cidades inteligentes.