A docência universitária no Brasil é um desafio para todos os envolvidos com o ensino superior. É preciso que as universidades busquem maneiras de construir conhecimentos capazes de transformação da sociedade. Diante desta demanda, o exercício da docência universitária e sua valorização aparecem como fundamentais. Para isto, os professores devem ter habilidades que vão além de conhecimentos específicos de determinada área. Frente a este cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar como a temática docência universitária no Brasil tem sido abordada nas pesquisas nacionais. Ainda buscou-se entender à quais problemáticas tal temática foi relacionada nos estudos identificados. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método de revisão bibliográfica integrativa. Assim, buscaram-se artigos na base de dados da Scielo a partir do descritor “docência universitária”. Como critério de inclusão, delimitaram-se pesquisas publicadas em língua portuguesa e que abordavam discussões acerca da realidade brasileira. Foram analisados 31 artigos. Como resultados, verificou-se que a maioria das produções científicas foram publicadas nos anos de 2016 e 2017 e abordaram a docência universitária a partir das questões que diziam respeito à formação pedagógica.