O ensino da zoologia muitas vezes permanece centrado em metodologias baseadas na transmissão e recepção de informações, através de aulas unicamente expositivas. Portanto, é necessário que o professor como mediador utilize estratégias que permita ao aluno ser um protagonista na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a aula prática é uma ferramenta metodológica importante e consequentemente facilitadora no processo de ensino aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi à realização de aulas práticas, estabelecendo conexão com os saberes teóricos relacionados ao filo Echinodermata, na Escola Estadual Professora Eudoxia de Alcantara Ferreira localizada no município de Vitória de Santo Antão-PE. Desse modo, foi realizada a aplicação de um pré-questionário, com o intuito de coletar dados referentes às metodologias vivenciadas pelos alunos durante a abordagem dos saberes conceituais ligados à zoologia. A partir dessa sondagem ocorreu o planejamento e execução de aulas teóricas com a utilização de recursos visuais, além de modelos didáticos, em seguida, foram aplicadas as aulas práticas, mediadas na sala de aula, uma vez que a escola não conta com laboratórios. Por fim, os alunos foram convidados a participar do ultimo questionário, para verificar como foi, na visão deles, a experiência metodológica proposta. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi notória a receptividade dos alunos em relação às aulas práticas, além da comprovação dos mesmos de que a falta dela pode prejudicar a aprendizagem. Desse modo, as aulas práticas, se bem planejadas e executadas, são de extrema relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de zoologia.