Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS: TRAJETÓRIAS PESSOAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA ORAL Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47839
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3333
    "inscrito_id" => 5168
    "titulo" => """
      MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS: TRAJETÓRIAS\r\n
      PESSOAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho analisamos a fala de discentes do EJA objetivando desvelar suas memórias em relação\r\n
      a educação. Para acessar essas trajetórias de vida nos valemos das estratégias metodológicas da\r\n
      história oral. Nosso campo de pesquisa foi uma turma do EJA I de uma escola municipal na cidade de\r\n
      São Lourenço da Mata-PE. Realizamos entrevistas com três discentes e com a docente da turma.\r\n
      Observamos que, nos casos analisados, a necessidade de trabalhar, seja em casa, para ajudar nas\r\n
      tarefas domésticas, notadamente no cuidado de crianças, seja no trabalho remunerado, para sustento\r\n
      material de si e da família até a falta de cultura escolar na família, foram fatores para não se prosseguir\r\n
      com os estudos regulares. Na fala das entrevistadas, além dos problemas enfrentados emergiram\r\n
      sonhos, expectativas e esperanças em relação ao porvir. Grande parte dessas promessas de futuro se\r\n
      baseiam na escolarização, no desejo e na luta diária para que se cumpra a promessa tão propalada de\r\n
      que a educação emancipa e que o conhecimento, de si e do mundo, empodera.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA ORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5168_13092018112425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA CRISTINA DA SILVA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TACIANA CARNEIRO"
    "autor_email" => "tacianacscarneiro@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47839
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3333
    "inscrito_id" => 5168
    "titulo" => """
      MEMÓRIAS, PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS: TRAJETÓRIAS\r\n
      PESSOAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
      """
    "resumo" => """
      Neste trabalho analisamos a fala de discentes do EJA objetivando desvelar suas memórias em relação\r\n
      a educação. Para acessar essas trajetórias de vida nos valemos das estratégias metodológicas da\r\n
      história oral. Nosso campo de pesquisa foi uma turma do EJA I de uma escola municipal na cidade de\r\n
      São Lourenço da Mata-PE. Realizamos entrevistas com três discentes e com a docente da turma.\r\n
      Observamos que, nos casos analisados, a necessidade de trabalhar, seja em casa, para ajudar nas\r\n
      tarefas domésticas, notadamente no cuidado de crianças, seja no trabalho remunerado, para sustento\r\n
      material de si e da família até a falta de cultura escolar na família, foram fatores para não se prosseguir\r\n
      com os estudos regulares. Na fala das entrevistadas, além dos problemas enfrentados emergiram\r\n
      sonhos, expectativas e esperanças em relação ao porvir. Grande parte dessas promessas de futuro se\r\n
      baseiam na escolarização, no desejo e na luta diária para que se cumpra a promessa tão propalada de\r\n
      que a educação emancipa e que o conhecimento, de si e do mundo, empodera.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA ORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5168_13092018112425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TACIANA CRISTINA DA SILVA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TACIANA CARNEIRO"
    "autor_email" => "tacianacscarneiro@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste trabalho analisamos a fala de discentes do EJA objetivando desvelar suas memórias em relação a educação. Para acessar essas trajetórias de vida nos valemos das estratégias metodológicas da história oral. Nosso campo de pesquisa foi uma turma do EJA I de uma escola municipal na cidade de São Lourenço da Mata-PE. Realizamos entrevistas com três discentes e com a docente da turma. Observamos que, nos casos analisados, a necessidade de trabalhar, seja em casa, para ajudar nas tarefas domésticas, notadamente no cuidado de crianças, seja no trabalho remunerado, para sustento material de si e da família até a falta de cultura escolar na família, foram fatores para não se prosseguir com os estudos regulares. Na fala das entrevistadas, além dos problemas enfrentados emergiram sonhos, expectativas e esperanças em relação ao porvir. Grande parte dessas promessas de futuro se baseiam na escolarização, no desejo e na luta diária para que se cumpra a promessa tão propalada de que a educação emancipa e que o conhecimento, de si e do mundo, empodera.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.