Este projeto de extensão buscou investigar possibilidades metodológicas através de oficinas interventivas para a aplicação na pratica dos Pcns Orientação Sexual, dando ênfase a questão de Gênero na escola publica. O projeto tinha por objetivo promover debates e discursões sobre gênero e sexualidade na escola através de produções visuais, perceber os conceitos e pré-conceitos presentes entre os alunos, realizar oficinas temáticas em visualidades e gênero. No que diz respeito ao público da pesquisa a metodologia de uso de oficinas foi escolhida como eixo metodológico por permitir aos alunos, assim como afirma Vera Maria Candau um espaço de vivência, reflexão e conceitualização sobre a temática (CANDAU, 1995). Mesmo com a dificuldade financiara para atender as necessidades de elaboração das práticas, o projeto atendeu cerca de 20 pessoas, entre professores e alunos, e os resultados que parecem ter se iniciado com o desenvolvimento do projeto, é que boa parte das crianças relataram casos de machismo e sexismo vivenciados por membros da família e comunidade, partimos desses relatos para escolher os artistas e o tema das atividades práticas. Houve uma diminuição considerável por parte dos alunos de frases e palavras relacionadas ao machismo, o encorajamento e uma multiplicação no que se refere ao enfrentamento de práticas machistas em outros espaços. Os alunos já conhecem as regras básicas para a elaboração de uma imagem fotográfica (fotografia autoral). O resultado mais objetivo que podemos enumerar é justamente aquele que diz respeito a inclusão de debates e de como os alunos transformaram conceitos tão complexos(como o de feminismo, machismo, homofobia, sexismo) em obras de arte.