Artigo com objetivo de apresentar uma Matriz Conceitual com indicadores da metodologia aplicada na Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas inclusivas. Matriz está construída com base legal e teórica, a partir de pesquisa bibliográfica e descritiva, as quais possibilitaram um panorama sobre esta metodologia e o atendimento prestado a pessoa com deficiência como apoio para a inclusão na sala de ensino regular. Foram utilizados os indicadores: Plano de Atendimento Educacional Especializado, atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais, Serviços/recursos pedagógicos acessíveis/estratégias para cada aluno, aplicabilidade da tecnologia assistiva, articulação entre professores da sala de recursos x professores da sala de aula regular, funcionalidade/aplicabilidade dos recursos pedagógicos/acessibilidade. Sendo que os resultados encontrados na matriz demonstraram que a educação inclusiva tem na metodologia da sala de recursos multifuncionais grandes possibilidades de garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência no sistema escolar, o que não era garantido antes da regulamentação legal da educação inclusiva no Brasil. A exemplo de outras políticas públicas, a educação inclusiva com a metodologia da sala de recurso vem efetivar o previsto na Constituição Federal quanto à educação um direito de todos.