Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATRIZ CONCEITUAL DE INDICADORES VOLTADOS À MEDOTOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, METODOLOGIA INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Artigo com objetivo de apresentar uma Matriz Conceitual com indicadores da metodologia aplicada na Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas inclusivas. Matriz está construída com base legal e teórica, a partir de pesquisa bibliográfica e descritiva, as quais possibilitaram um panorama sobre esta metodologia e o atendimento prestado a pessoa com deficiência como apoio para a inclusão na sala de ensino regular. Foram utilizados os indicadores: Plano de Atendimento Educacional Especializado, atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais, Serviços/recursos pedagógicos acessíveis/estratégias para cada aluno, aplicabilidade da tecnologia assistiva, articulação entre professores da sala de recursos x professores da sala de aula regular, funcionalidade/aplicabilidade dos recursos pedagógicos/acessibilidade. Sendo que os resultados encontrados na matriz demonstraram que a educação inclusiva tem na metodologia da sala de recursos multifuncionais grandes possibilidades de garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência no sistema escolar, o que não era garantido antes da regulamentação legal da educação inclusiva no Brasil. A exemplo de outras políticas públicas, a educação inclusiva com a metodologia da sala de recurso vem efetivar o previsto na Constituição Federal quanto à educação um direito de todos.

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