MATRIZ CONCEITUAL DE INDICADORES VOLTADOS À MEDOTOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47828 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 7700 "titulo" => "MATRIZ CONCEITUAL DE INDICADORES VOLTADOS À MEDOTOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Artigo com objetivo de apresentar uma Matriz Conceitual com indicadores da metodologia aplicada na Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas inclusivas. Matriz está construída com base legal e teórica, a partir de pesquisa bibliográfica e descritiva, as quais possibilitaram um panorama sobre esta metodologia e o atendimento prestado a pessoa com deficiência como apoio para a inclusão na sala de ensino regular. Foram utilizados os indicadores: Plano de Atendimento Educacional Especializado, atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais, Serviços/recursos pedagógicos acessíveis/estratégias para cada aluno, aplicabilidade da tecnologia assistiva, articulação entre professores da sala de recursos x professores da sala de aula regular, funcionalidade/aplicabilidade dos recursos pedagógicos/acessibilidade. Sendo que os resultados encontrados na matriz demonstraram que a educação inclusiva tem na metodologia da sala de recursos multifuncionais grandes possibilidades de garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência no sistema escolar, o que não era garantido antes da regulamentação legal da educação inclusiva no Brasil. A exemplo de outras políticas públicas, a educação inclusiva com a metodologia da sala de recurso vem efetivar o previsto na Constituição Federal quanto à educação um direito de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID7700_13082018133151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "elizabete_almeida@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47828 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 7700 "titulo" => "MATRIZ CONCEITUAL DE INDICADORES VOLTADOS À MEDOTOLOGIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Artigo com objetivo de apresentar uma Matriz Conceitual com indicadores da metodologia aplicada na Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas inclusivas. Matriz está construída com base legal e teórica, a partir de pesquisa bibliográfica e descritiva, as quais possibilitaram um panorama sobre esta metodologia e o atendimento prestado a pessoa com deficiência como apoio para a inclusão na sala de ensino regular. Foram utilizados os indicadores: Plano de Atendimento Educacional Especializado, atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais, Serviços/recursos pedagógicos acessíveis/estratégias para cada aluno, aplicabilidade da tecnologia assistiva, articulação entre professores da sala de recursos x professores da sala de aula regular, funcionalidade/aplicabilidade dos recursos pedagógicos/acessibilidade. Sendo que os resultados encontrados na matriz demonstraram que a educação inclusiva tem na metodologia da sala de recursos multifuncionais grandes possibilidades de garantia do acesso e permanência da pessoa com deficiência no sistema escolar, o que não era garantido antes da regulamentação legal da educação inclusiva no Brasil. A exemplo de outras políticas públicas, a educação inclusiva com a metodologia da sala de recurso vem efetivar o previsto na Constituição Federal quanto à educação um direito de todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, METODOLOGIA INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID7700_13082018133151.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "elizabete_almeida@hotmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }