Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA EM LAURO DE FREITAS-BA

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM INTERATIVA, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, LETRAMENTO DIGITAL Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46379
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2847
    "inscrito_id" => 5286
    "titulo" => "APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA EM LAURO DE FREITAS-BA"
    "resumo" => "No texto que se segue é apresentado um relato de experiência educomunicativa realizada a partir de um minicurso promovido junto ao projeto Universidade de Verão, da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – BA. A intervenção provida teve foco na formação e letramento digital de professores da educação formal e baseou-se na utilização de plataformas digitais online como forma de dinamizar e integrar alunos e professores no processo de construção do conhecimento. Entre os objetivos da Universidade de Verão, destaca-se a relação entre academia e sociedade para transformação e construção de uma cidade educadora, além do estudo de estratégias que viabilizem esse status para a cidade.  Para fins metodológicos foram utilizadas as premissas da dialogicidade referentes aos estudos de Paulo Freire e outros pensadores da relação educação-comunicação. O minicurso foi dividido em etapas resultantes dos estudos de Assis Moura a cerca da tríade: interação, inserção e inclusão como proposta efetiva da intervenção educomunicativa e resultou na produção de planos de curso baseados na interatividade entre alunos e professores por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e uso de redes sociais na educação. A partir da proposta de intervenção por meio do minicurso, foi possível ampliar o espaço dialógico entre professores da rede municipal de educação, assim como ampliar o debate sobre a formação permanente em mídias digitais e tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM INTERATIVA, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, LETRAMENTO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5286_10092018184118.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_email" => "claviano.sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46379
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2847
    "inscrito_id" => 5286
    "titulo" => "APRENDIZAGEM INTERATIVA ONLINE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCOMUNICATIVA EM LAURO DE FREITAS-BA"
    "resumo" => "No texto que se segue é apresentado um relato de experiência educomunicativa realizada a partir de um minicurso promovido junto ao projeto Universidade de Verão, da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – BA. A intervenção provida teve foco na formação e letramento digital de professores da educação formal e baseou-se na utilização de plataformas digitais online como forma de dinamizar e integrar alunos e professores no processo de construção do conhecimento. Entre os objetivos da Universidade de Verão, destaca-se a relação entre academia e sociedade para transformação e construção de uma cidade educadora, além do estudo de estratégias que viabilizem esse status para a cidade.  Para fins metodológicos foram utilizadas as premissas da dialogicidade referentes aos estudos de Paulo Freire e outros pensadores da relação educação-comunicação. O minicurso foi dividido em etapas resultantes dos estudos de Assis Moura a cerca da tríade: interação, inserção e inclusão como proposta efetiva da intervenção educomunicativa e resultou na produção de planos de curso baseados na interatividade entre alunos e professores por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e uso de redes sociais na educação. A partir da proposta de intervenção por meio do minicurso, foi possível ampliar o espaço dialógico entre professores da rede municipal de educação, assim como ampliar o debate sobre a formação permanente em mídias digitais e tecnologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, APRENDIZAGEM INTERATIVA, MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, LETRAMENTO DIGITAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5286_10092018184118.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAVIANO NASCIMENTO DE SOUSA"
    "autor_email" => "claviano.sousa@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No texto que se segue é apresentado um relato de experiência educomunicativa realizada a partir de um minicurso promovido junto ao projeto Universidade de Verão, da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – BA. A intervenção provida teve foco na formação e letramento digital de professores da educação formal e baseou-se na utilização de plataformas digitais online como forma de dinamizar e integrar alunos e professores no processo de construção do conhecimento. Entre os objetivos da Universidade de Verão, destaca-se a relação entre academia e sociedade para transformação e construção de uma cidade educadora, além do estudo de estratégias que viabilizem esse status para a cidade. Para fins metodológicos foram utilizadas as premissas da dialogicidade referentes aos estudos de Paulo Freire e outros pensadores da relação educação-comunicação. O minicurso foi dividido em etapas resultantes dos estudos de Assis Moura a cerca da tríade: interação, inserção e inclusão como proposta efetiva da intervenção educomunicativa e resultou na produção de planos de curso baseados na interatividade entre alunos e professores por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e uso de redes sociais na educação. A partir da proposta de intervenção por meio do minicurso, foi possível ampliar o espaço dialógico entre professores da rede municipal de educação, assim como ampliar o debate sobre a formação permanente em mídias digitais e tecnologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.