O presente trabalho buscou mostrar outros métodos de ensino para o conteúdo a ser abordado, no caso os hidrocarbonetos, que foi considerado pelos estudantes de difícil visualização. Pois, os discentes relataram que não conseguiam imaginar os compostos e as ligações que ocorriam entre as moléculas. A atividade lúdica foi necessária para o estudo dos compostos, proporcionando uma aprendizagem mais relevante. Foi realizada durante o Estágio Supervisionado, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio da Rede Estadual, foi solicitado aos alunos que levassem alguns materiais de baixo custo, foram: farinha de trigo, óleo, sal e corante alimentício que serviu para a produção a massa de modelar que representou os átomos e para representar as ligações foi utilizado palitos de dente. Pôde-se perceber que a atividade realizada foi de suma importância para a aprendizagem dos discentes, tendo em vista que os mesmos relataram que conseguiram assimilar o conteúdo visto no ambiente de aprendizagem com a prática lúdica. No momento da atividade os estudantes demonstraram interesse e ficaram participativos esclarecendo as suas dúvidas.