Os acontecimentos datados no ano de 1918 e que mais tarde seriam conhecidos como “A reforma universitária de Córdoba” foram um marco tanto para a Argentina quanto para a história da educação latino-americana. Contudo, para que algumas mudanças fossem possíveis naquele cenário , houve participações importantes que serão destacadas neste trabalho, tais como a de Deodoro Roca, Enrique Barros e Juan Filloy. Esses agentes se dispuseram a unir forças aos estudantes e lutar por uma melhor educação, em busca de autonomia, cogestão, assistência social, entre tantas outras demandas. Tais autores foram de suma importância para o processo da reforma, que foi um dos movimentos anti-imperialistas mais importantes da América latina. Tal processo tomou grandes proporções e mudou todo o cenário educacional da América latina, rompendo as estruturas oligárquicas e clericais da época, promovendo assim um modelo educacional com mais participação ativa dos alunos assim como tantas outras melhorias. Para atender as finalidades deste trabalho, utilizou-se o modelo de pesquisa bibliográfica, visando obras relevantes a respeito do tema e contextualizando alguns acontecimentos pessoais dos autores que influenciaram na sua atuação no período da reforma .