Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SITUAÇÃO DIDÁTICA: PARA EVIDENCIAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS

Palavra-chaves: ENSINO, GEOGRAFIA, SITUAÇÕES DIDÁTICAS Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: A dimensão pedagógica na formação docente permite aos professores que se dê significado aos conteúdos indo além do currículo. A Geografia na educação básica carece de procedimentos didáticos com suporte teórico para que o professor possa pensar suas aulas associando-as ao conhecimento pedagógico desses conteúdos. Esse artigo tem como objetivo apresentar parte de uma sequência didática que foi planejada para construção do conceito de escala cartográfica centrada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Brousseau (2008) buscando conduzir situações favoráveis no que diz respeito ao aprender os fundamentos básicos da cartografia no contexto da cartografia escolar em que a dimensão pedagógica esteja presente sob a forma de diálogo coordenado com interesse no como o aluno e professor devem agir diante de um saber para torná-lo objeto do conhecimento do aluno. Inicialmente o artigo discute a necessidade de apropriação pelos docentes de procedimentos didáticos que possam reunir recursos adequados para tratarmos nas aulas de cartografia escolar. Na sequência apresentamos a proposta da teoria da situação didática de Guy Brousseau, buscando refletir sobre as condições que favorecem a aquisição de conhecimento pelos alunos e posteriormente descrevemos uma organização didática como parte de uma sequência maior de situações didáticas que compõe uma sequência didática proposta em pesquisa de mestrado. Também tecemos considerações, ao final, com o objetivo de enfatizar, um ensino posto na modalidade organizativa de uma Sequência Didática centrado na teoria das situações didáticas como possibilidade pedagógica para o desenvolvimento do conteúdo e conceito de escala cartográfica.

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