O presente texto analisa o embate entre escola as novas tecnologias e os paradigmas, vivenciados pela instituição que é a escola, na questão em que, temos poucas bibliotecas e já temos computadores, mal sabemos lidar com a televisão e já há outros meios tecnológicos e por fim, perdemos muito tempo na internet e tentamos recupera-los nela novamente. No texto é mostrado que esse embate pode sim ter uma solução ou conciliação entre as duas. Além de mostrar autores conceituados sobre o assunto e que tem pontos de vista diferentes, mas que a partir da nossa observação pode haver uma boa analise sobre os dois pontos de vista que podem ser usados a favor da escola. Os autores que destacamos no artigo que teve um grau de importância mais significante para a construção do artigo e que tem opiniões contraditórias foram: Nicholas Carr (2011) ele acredita que a internet é o mau do século, que o ser humano está se tornando cada vez mais distraído, desatento, menos competente e está atribuindo todas as tarefas a tecnologia. Maria Luiza Belloni (1998). Ela acredita que a internet também é uma ferramenta que deve ser utilizada com cuidado, que acredita que a escola deve se adaptar e aprender a manusear a internet. A partir de então iremos fazer um levantamento bibliográfico que irá gerar uma relação produtiva entre os dois autores que divergem ideias e procurar uma conciliação entre esses dois conflitos.