Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48681
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1142
    "inscrito_id" => 4126
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral.  O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4126_01092018175211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "am.marinho@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48681
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1142
    "inscrito_id" => 4126
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral.  O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4126_01092018175211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "am.marinho@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral. O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.