Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47743
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 817
    "titulo" => "LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN"
    "resumo" => "Este texto é oriundo das reflexões geradas a partir do projeto intitulado “ler e escrever, praticando o saber”, realizado em uma escola de zona rural no município de Mossoró-RN. Este estudo justifica-se por entendermos que a leitura e a escrita é uma prática social que visa a (trans) formação do sujeito e do contexto inserido. Ressaltamos que a escola pesquisada situa-se em um assentamento na zona rural de Mossoró-RN. A comunidade e a escola não dispõem de biblioteca para ter acesso a livro físico e além disto, o acesso a internet é limitado o que dificulta o letramento digital na comunidade. Para tanto, o objetivo do nosso artigo consiste em analisar as contribuições do projeto de leitura intitulado “ler e escrever, praticando o saber” na influência da formação leitora da criança. Conhecer as estratégias da escola para fortalecer a leitura como prática cotidiana nas famílias e refletir sobre a aproximação dos pais com a leitura mediada pela escola. Os resultados sinalizam que a prática cotidiana do projeto de leitura envolvendo a escola e família resgatando o prazer pela leitura e o incentivo a vencer barreiras para ter acesso ao conhecimento imbuído no livro. Concluímos que o projeto “ler e escrever praticando o saber” é uma estratégia educacional para contribuir com os indicadores educacionais no que concerne a melhoria da aprendizagem dos discentes, tornando-se leitores proficientes com a mediação do professor e estreitando participação dos pais na educação escolar dos filhos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID817_09092018143356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA"
    "autor_email" => "maqueziaemilia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47743
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1963
    "inscrito_id" => 817
    "titulo" => "LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN"
    "resumo" => "Este texto é oriundo das reflexões geradas a partir do projeto intitulado “ler e escrever, praticando o saber”, realizado em uma escola de zona rural no município de Mossoró-RN. Este estudo justifica-se por entendermos que a leitura e a escrita é uma prática social que visa a (trans) formação do sujeito e do contexto inserido. Ressaltamos que a escola pesquisada situa-se em um assentamento na zona rural de Mossoró-RN. A comunidade e a escola não dispõem de biblioteca para ter acesso a livro físico e além disto, o acesso a internet é limitado o que dificulta o letramento digital na comunidade. Para tanto, o objetivo do nosso artigo consiste em analisar as contribuições do projeto de leitura intitulado “ler e escrever, praticando o saber” na influência da formação leitora da criança. Conhecer as estratégias da escola para fortalecer a leitura como prática cotidiana nas famílias e refletir sobre a aproximação dos pais com a leitura mediada pela escola. Os resultados sinalizam que a prática cotidiana do projeto de leitura envolvendo a escola e família resgatando o prazer pela leitura e o incentivo a vencer barreiras para ter acesso ao conhecimento imbuído no livro. Concluímos que o projeto “ler e escrever praticando o saber” é uma estratégia educacional para contribuir com os indicadores educacionais no que concerne a melhoria da aprendizagem dos discentes, tornando-se leitores proficientes com a mediação do professor e estreitando participação dos pais na educação escolar dos filhos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID817_09092018143356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA"
    "autor_email" => "maqueziaemilia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este texto é oriundo das reflexões geradas a partir do projeto intitulado “ler e escrever, praticando o saber”, realizado em uma escola de zona rural no município de Mossoró-RN. Este estudo justifica-se por entendermos que a leitura e a escrita é uma prática social que visa a (trans) formação do sujeito e do contexto inserido. Ressaltamos que a escola pesquisada situa-se em um assentamento na zona rural de Mossoró-RN. A comunidade e a escola não dispõem de biblioteca para ter acesso a livro físico e além disto, o acesso a internet é limitado o que dificulta o letramento digital na comunidade. Para tanto, o objetivo do nosso artigo consiste em analisar as contribuições do projeto de leitura intitulado “ler e escrever, praticando o saber” na influência da formação leitora da criança. Conhecer as estratégias da escola para fortalecer a leitura como prática cotidiana nas famílias e refletir sobre a aproximação dos pais com a leitura mediada pela escola. Os resultados sinalizam que a prática cotidiana do projeto de leitura envolvendo a escola e família resgatando o prazer pela leitura e o incentivo a vencer barreiras para ter acesso ao conhecimento imbuído no livro. Concluímos que o projeto “ler e escrever praticando o saber” é uma estratégia educacional para contribuir com os indicadores educacionais no que concerne a melhoria da aprendizagem dos discentes, tornando-se leitores proficientes com a mediação do professor e estreitando participação dos pais na educação escolar dos filhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • simone gracieli dos santos martins

    formaçao de docentes da educação infantil desenvolvimento de linguagem e escrita.

    05/06/2023 19:00:04

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.