LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47743 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 817 "titulo" => "LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN" "resumo" => "Este texto é oriundo das reflexões geradas a partir do projeto intitulado “ler e escrever, praticando o saber”, realizado em uma escola de zona rural no município de Mossoró-RN. Este estudo justifica-se por entendermos que a leitura e a escrita é uma prática social que visa a (trans) formação do sujeito e do contexto inserido. Ressaltamos que a escola pesquisada situa-se em um assentamento na zona rural de Mossoró-RN. A comunidade e a escola não dispõem de biblioteca para ter acesso a livro físico e além disto, o acesso a internet é limitado o que dificulta o letramento digital na comunidade. Para tanto, o objetivo do nosso artigo consiste em analisar as contribuições do projeto de leitura intitulado “ler e escrever, praticando o saber” na influência da formação leitora da criança. Conhecer as estratégias da escola para fortalecer a leitura como prática cotidiana nas famílias e refletir sobre a aproximação dos pais com a leitura mediada pela escola. Os resultados sinalizam que a prática cotidiana do projeto de leitura envolvendo a escola e família resgatando o prazer pela leitura e o incentivo a vencer barreiras para ter acesso ao conhecimento imbuído no livro. Concluímos que o projeto “ler e escrever praticando o saber” é uma estratégia educacional para contribuir com os indicadores educacionais no que concerne a melhoria da aprendizagem dos discentes, tornando-se leitores proficientes com a mediação do professor e estreitando participação dos pais na educação escolar dos filhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID817_09092018143356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA" "autor_email" => "maqueziaemilia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47743 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 817 "titulo" => "LER E ESCREVER, PRATICANDO O SABER: UM ESTUDO DO PROJETO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL DE MOSSORÓ- RN" "resumo" => "Este texto é oriundo das reflexões geradas a partir do projeto intitulado “ler e escrever, praticando o saber”, realizado em uma escola de zona rural no município de Mossoró-RN. Este estudo justifica-se por entendermos que a leitura e a escrita é uma prática social que visa a (trans) formação do sujeito e do contexto inserido. Ressaltamos que a escola pesquisada situa-se em um assentamento na zona rural de Mossoró-RN. A comunidade e a escola não dispõem de biblioteca para ter acesso a livro físico e além disto, o acesso a internet é limitado o que dificulta o letramento digital na comunidade. Para tanto, o objetivo do nosso artigo consiste em analisar as contribuições do projeto de leitura intitulado “ler e escrever, praticando o saber” na influência da formação leitora da criança. Conhecer as estratégias da escola para fortalecer a leitura como prática cotidiana nas famílias e refletir sobre a aproximação dos pais com a leitura mediada pela escola. Os resultados sinalizam que a prática cotidiana do projeto de leitura envolvendo a escola e família resgatando o prazer pela leitura e o incentivo a vencer barreiras para ter acesso ao conhecimento imbuído no livro. Concluímos que o projeto “ler e escrever praticando o saber” é uma estratégia educacional para contribuir com os indicadores educacionais no que concerne a melhoria da aprendizagem dos discentes, tornando-se leitores proficientes com a mediação do professor e estreitando participação dos pais na educação escolar dos filhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID817_09092018143356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAQUÉZIA EMÍLIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "MAQUÉZIA" "autor_email" => "maqueziaemilia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }