Na educação especial, a tecnologia ganha espaço por proporcionar uma
variedade de possibilidade no âmbito educacional especializado. A Tecnologia
Assistiva como é conhecida esse arsenal, faz uso de ferramentas específicas
na área da inclusão para apoio em situações cotidianas da vida. A pesquisa
tem o intuito de analisar como a Experiência de Aprendizagem Mediada e a
forma como pode promover aprendizagem de pessoas com Síndrome de
Down, utilizando os recursos da tecnologia assistiva. Para que se possa ter
maior compreensão da teoria Modificabilidade Cognitiva Estrutural a partir da
Feuerstein (1997) e Morashá (2014), aponta que um meio de expandir o
psicológico do ser humano, por meio da mediação é capaz de potencializar o
desenvolvimento cognitivo. Baseia-se Bersch (2013), Gonçalves e Vagula
(2012), Alves (2016) Sartoretto e Bersch (2017). O método utilizado para o
desenvolvimento desta pesquisa será abordagem qualitativa, os sujeitos
envolvidos na pesquisa serão professores do AEE e estudante com síndrome
de Down. A intervenção propõe o uso da tecnologia assistiva e os seus
recursos. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com a
família do estudante, as professoras da sala multifuncional e da sala regular
como objetivo principal levantar dados. Espera-se que com o uso dos recursos
e meios digitais pode contribuir no desenvolvimento das pessoas com
Síndrome de Down.