Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL, EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA, SÍNDROME DE DOWN Pôster (PO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Na educação especial, a tecnologia ganha espaço por proporcionar uma variedade de possibilidade no âmbito educacional especializado. A Tecnologia Assistiva como é conhecida esse arsenal, faz uso de ferramentas específicas na área da inclusão para apoio em situações cotidianas da vida. A pesquisa tem o intuito de analisar como a Experiência de Aprendizagem Mediada e a forma como pode promover aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down, utilizando os recursos da tecnologia assistiva. Para que se possa ter maior compreensão da teoria Modificabilidade Cognitiva Estrutural a partir da Feuerstein (1997) e Morashá (2014), aponta que um meio de expandir o psicológico do ser humano, por meio da mediação é capaz de potencializar o desenvolvimento cognitivo. Baseia-se Bersch (2013), Gonçalves e Vagula (2012), Alves (2016) Sartoretto e Bersch (2017). O método utilizado para o desenvolvimento desta pesquisa será abordagem qualitativa, os sujeitos envolvidos na pesquisa serão professores do AEE e estudante com síndrome de Down. A intervenção propõe o uso da tecnologia assistiva e os seus recursos. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com a família do estudante, as professoras da sala multifuncional e da sala regular como objetivo principal levantar dados. Espera-se que com o uso dos recursos e meios digitais pode contribuir no desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down.

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