Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA

Palavra-chaves: FOTOGRAFIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL, PESQUISA Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48585
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3530
    "inscrito_id" => 10983
    "titulo" => "PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA"
    "resumo" => "O uso da fotografia como instrumento de pesquisa na educação não é muito difundido e utilizado. A fotografia pode constituir um instrumento rico para obter dados através que não são necessariamente verbais. Esta pesquisa é motivada pelo interesse em refletir sobre a produção de estudos sobre saúde mental dentro da educação e como é possível fazer uso da fotografia. Tem-se como objetivo analisar trabalhos sobre saúde mental que fazem uso da fotografia e como esse instrumento é utilizado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em uma base de dados de artigos científicos, utilizando os descritores fotografia, registro fotográfico, saúde mental, sofrimento psíquico e doença mental. Como resultados parciais, foram obtidos quatro trabalhos que usam o descritor saúde mental e utilizam a fotografia como um instrumento na metodologia. Nos trabalhos analisados a fotografia é utilizada para: retratar vivências em serviços de saúde, retratar procedimentos ou intervenções e como um instrumento de apoio na pesquisa. Os trabalhos obtidos estão relacionados com a área da saúde, sendo um aspecto relevante refletir sobre como fazer interface ente educação e saúde mental. Conclui-se que  a fotografia pode também constituir-se como um instrumento relevante para pesquisas em educação, em específico fazer interlocuções entre educação e saúde mental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID10983_15092018152547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "SUZY MENEZES"
    "autor_email" => "suzy.kamylla@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48585
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3530
    "inscrito_id" => 10983
    "titulo" => "PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: A FOTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA"
    "resumo" => "O uso da fotografia como instrumento de pesquisa na educação não é muito difundido e utilizado. A fotografia pode constituir um instrumento rico para obter dados através que não são necessariamente verbais. Esta pesquisa é motivada pelo interesse em refletir sobre a produção de estudos sobre saúde mental dentro da educação e como é possível fazer uso da fotografia. Tem-se como objetivo analisar trabalhos sobre saúde mental que fazem uso da fotografia e como esse instrumento é utilizado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em uma base de dados de artigos científicos, utilizando os descritores fotografia, registro fotográfico, saúde mental, sofrimento psíquico e doença mental. Como resultados parciais, foram obtidos quatro trabalhos que usam o descritor saúde mental e utilizam a fotografia como um instrumento na metodologia. Nos trabalhos analisados a fotografia é utilizada para: retratar vivências em serviços de saúde, retratar procedimentos ou intervenções e como um instrumento de apoio na pesquisa. Os trabalhos obtidos estão relacionados com a área da saúde, sendo um aspecto relevante refletir sobre como fazer interface ente educação e saúde mental. Conclui-se que  a fotografia pode também constituir-se como um instrumento relevante para pesquisas em educação, em específico fazer interlocuções entre educação e saúde mental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE MENTAL, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID10983_15092018152547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZY KAMYLLA DE OLIVEIRA MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "SUZY MENEZES"
    "autor_email" => "suzy.kamylla@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O uso da fotografia como instrumento de pesquisa na educação não é muito difundido e utilizado. A fotografia pode constituir um instrumento rico para obter dados através que não são necessariamente verbais. Esta pesquisa é motivada pelo interesse em refletir sobre a produção de estudos sobre saúde mental dentro da educação e como é possível fazer uso da fotografia. Tem-se como objetivo analisar trabalhos sobre saúde mental que fazem uso da fotografia e como esse instrumento é utilizado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em uma base de dados de artigos científicos, utilizando os descritores fotografia, registro fotográfico, saúde mental, sofrimento psíquico e doença mental. Como resultados parciais, foram obtidos quatro trabalhos que usam o descritor saúde mental e utilizam a fotografia como um instrumento na metodologia. Nos trabalhos analisados a fotografia é utilizada para: retratar vivências em serviços de saúde, retratar procedimentos ou intervenções e como um instrumento de apoio na pesquisa. Os trabalhos obtidos estão relacionados com a área da saúde, sendo um aspecto relevante refletir sobre como fazer interface ente educação e saúde mental. Conclui-se que a fotografia pode também constituir-se como um instrumento relevante para pesquisas em educação, em específico fazer interlocuções entre educação e saúde mental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.