O uso da fotografia como instrumento de pesquisa na educação não é muito difundido e utilizado. A fotografia pode constituir um instrumento rico para obter dados através que não são necessariamente verbais. Esta pesquisa é motivada pelo interesse em refletir sobre a produção de estudos sobre saúde mental dentro da educação e como é possível fazer uso da fotografia. Tem-se como objetivo analisar trabalhos sobre saúde mental que fazem uso da fotografia e como esse instrumento é utilizado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em uma base de dados de artigos científicos, utilizando os descritores fotografia, registro fotográfico, saúde mental, sofrimento psíquico e doença mental. Como resultados parciais, foram obtidos quatro trabalhos que usam o descritor saúde mental e utilizam a fotografia como um instrumento na metodologia. Nos trabalhos analisados a fotografia é utilizada para: retratar vivências em serviços de saúde, retratar procedimentos ou intervenções e como um instrumento de apoio na pesquisa. Os trabalhos obtidos estão relacionados com a área da saúde, sendo um aspecto relevante refletir sobre como fazer interface ente educação e saúde mental. Conclui-se que a fotografia pode também constituir-se como um instrumento relevante para pesquisas em educação, em específico fazer interlocuções entre educação e saúde mental.