Os jogos lúdicos são ferramentas úteis para os processos de ensino-aprendizagem, é através destes que criamos estratégias que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos de forma significativamente mais interessante estimulando o ‘’querer’’ do aluno para a atividade apresentada. Este trabalho fundamentou-se na elaboração, confecção, aplicação e avaliação de um jogo lúdico que auxiliasse o aprendizado da disciplina de Biologia por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O jogo “Dominó Citológico” foi baseado nos conteúdos de citologia básica do primeiro ano do ensino médio e na literatura sobre jogos lúdicos. O jogo foi aplicado e avaliado com alunos da escola pública do estado de Pernambuco, Luiz Delgado. Os resultados mostraram que os alunos gostaram bastante do jogo, pois, através dele, os conteúdos foram aprendidos e assimilação de uma forma diferente estimulando a participação mais efetiva do aluno. Desta maneira, a utilização de jogos se mostrou como facilitadora no processo educativo, visto que promoveu a compreensão dos conteúdos, assim como também, a argumentação e socialização entre os alunos.