Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO HISTÓRIA: O TABULEIRO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DAS CRUZADAS

Palavra-chaves: CRUZADAS, MOTIVAÇÕES, TABULEIRO, XADREZ Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47234
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 6064
    "titulo" => "ENSINANDO HISTÓRIA: O TABULEIRO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DAS CRUZADAS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo expor o procedimento metodológico utilizado na sala de aula do 1º ano do ensino médio, onde foram discutidas as principais motivações das cruzadas, bem como os protagonistas deste acontecimento histórico. Tendo como foco mostrar aos alunos os diversos interesses que compunham aquele cenário. Para dialogar junto aos alunos sobre a temática proposta na aula, como objeto inovador foi utilizado um tabuleiro de xadrez como instrumento pedagógico, além de trechos extraídos do livro “As Cruzadas” de Hilário Franco (1989), que ajudariam o aluno em uma melhor assimilação do conteúdo a partir da leitura feita por eles e, que ao mesmo tempo a sala de aula se tornaria um ambiente mais descontraído e dinâmico em que pudesse prender a atenção do aluno onde o mesmo tivesse uma participação ativa na aula. O que se espera como resultado é que os alunos compreendam que assim como as cruzadas tiveram vários protagonistas e várias motivações e podem ser analisadas em diferentes ângulos e pontos vista; todos os movimentos, mesmo aquele que se diz ter um único propósito, possuem outros propósitos implícitos, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade, dentro de suas possibilidades, buscar inovar na sua maneira de lecionar História percebendo que é possível se reinventar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "CRUZADAS, MOTIVAÇÕES, TABULEIRO, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID6064_24072018142033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIVÂNIA DO CARMO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIVÂNIA"
    "autor_email" => "leidyfernandes94@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47234
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 6064
    "titulo" => "ENSINANDO HISTÓRIA: O TABULEIRO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA ANÁLISE DAS CRUZADAS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo expor o procedimento metodológico utilizado na sala de aula do 1º ano do ensino médio, onde foram discutidas as principais motivações das cruzadas, bem como os protagonistas deste acontecimento histórico. Tendo como foco mostrar aos alunos os diversos interesses que compunham aquele cenário. Para dialogar junto aos alunos sobre a temática proposta na aula, como objeto inovador foi utilizado um tabuleiro de xadrez como instrumento pedagógico, além de trechos extraídos do livro “As Cruzadas” de Hilário Franco (1989), que ajudariam o aluno em uma melhor assimilação do conteúdo a partir da leitura feita por eles e, que ao mesmo tempo a sala de aula se tornaria um ambiente mais descontraído e dinâmico em que pudesse prender a atenção do aluno onde o mesmo tivesse uma participação ativa na aula. O que se espera como resultado é que os alunos compreendam que assim como as cruzadas tiveram vários protagonistas e várias motivações e podem ser analisadas em diferentes ângulos e pontos vista; todos os movimentos, mesmo aquele que se diz ter um único propósito, possuem outros propósitos implícitos, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade, dentro de suas possibilidades, buscar inovar na sua maneira de lecionar História percebendo que é possível se reinventar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "CRUZADAS, MOTIVAÇÕES, TABULEIRO, XADREZ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID6064_24072018142033.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIVÂNIA DO CARMO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIVÂNIA"
    "autor_email" => "leidyfernandes94@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o projeto intitulado “aula inovadora”, executado na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Henrique Lima, situada em Rio Branco/AC e tem como objetivo expor o procedimento metodológico utilizado na sala de aula do 1º ano do ensino médio, onde foram discutidas as principais motivações das cruzadas, bem como os protagonistas deste acontecimento histórico. Tendo como foco mostrar aos alunos os diversos interesses que compunham aquele cenário. Para dialogar junto aos alunos sobre a temática proposta na aula, como objeto inovador foi utilizado um tabuleiro de xadrez como instrumento pedagógico, além de trechos extraídos do livro “As Cruzadas” de Hilário Franco (1989), que ajudariam o aluno em uma melhor assimilação do conteúdo a partir da leitura feita por eles e, que ao mesmo tempo a sala de aula se tornaria um ambiente mais descontraído e dinâmico em que pudesse prender a atenção do aluno onde o mesmo tivesse uma participação ativa na aula. O que se espera como resultado é que os alunos compreendam que assim como as cruzadas tiveram vários protagonistas e várias motivações e podem ser analisadas em diferentes ângulos e pontos vista; todos os movimentos, mesmo aquele que se diz ter um único propósito, possuem outros propósitos implícitos, além de proporcionar ao bolsista ID a oportunidade, dentro de suas possibilidades, buscar inovar na sua maneira de lecionar História percebendo que é possível se reinventar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.