Na busca de compreender como a teoria da gestão democrática está sendo aplicada nas Escolas Públicas Municipais de Parnaíba, nossa pesquisa tem como foco o discurso do núcleo gestor sobre suas concepções de gestão, e até que ponto a aplicabilidade de seus discursos se tornam eficazes. Visto que a pesquisa ainda está em andamento, no decorrer deste estudo procuraremos perceber as contradições que perpassam as relações teórico-prática referentes à gestão democrática. Tendo como metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa, observação roteirizada; iniciamos nossa investigação com entrevistas semi-estruturadas que nos possibilitaram, até agora, um conhecimento prévio sobre as contradições e divergências existentes nos argumentos dos gestores, e da equipe que é responsável pela organização escolar. Estas divergências foram percebidas mediante a análise das entrevistas e revisão de literatura, que mostram um desacordo na compreensão teórica de gestão, destes indivíduos, no momento em que colocam o gestor da escola como adepto da gestão democrática, no entanto no decorrer da entrevista, mostram, nas suas falas, que pouco conhecem o Projeto Político Pedagógico da escola e seus objetivos.