ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 328 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre a leitura e a escrita mediante os processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre seus conceitos e significados, no seu contexto de desenvolvimento e na relação entre teoria e prática. Esse estudo pretende compartilhar a experiência na docência realizada no Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina-PI, por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, no estágio ficavam quatro bolsistas nas aulas (eixo prático pedagógico), quatro à tarde (atividades de monitoria) e eixo atividades complementares/ reunião. Está fundamentado em Marcuschi (2007), Maciel; Lúcio (2008), Brasil (1999), Soares (2004) e Soares (2007), Jouve (2002) sobre leitura, os outros autores trazem o entendimento desses processos, seu significado. Para Marcuschi (2007) a alfabetização é um aprendizado mediante ensino, e compreende o domínio das habilidades de ler e escrever, enquanto o letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso, é um conjunto de práticas sociais. O primeiro compreende a saber ler e escrever, já o segundo compreende a saber fazer uso dessas aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Alfabetização, Letramento, Escrita, Leitura, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8dc6e721f3db0d11f787490b6e2532cd_2229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SUELEN ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA SUELEN A. DOS SANTOS" "autor_email" => "julianasuelen2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 328 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 2229 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA" "resumo" => "Este artigo apresenta uma reflexão sobre a leitura e a escrita mediante os processos de alfabetização e letramento, refletindo sobre seus conceitos e significados, no seu contexto de desenvolvimento e na relação entre teoria e prática. Esse estudo pretende compartilhar a experiência na docência realizada no Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina-PI, por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, no estágio ficavam quatro bolsistas nas aulas (eixo prático pedagógico), quatro à tarde (atividades de monitoria) e eixo atividades complementares/ reunião. Está fundamentado em Marcuschi (2007), Maciel; Lúcio (2008), Brasil (1999), Soares (2004) e Soares (2007), Jouve (2002) sobre leitura, os outros autores trazem o entendimento desses processos, seu significado. Para Marcuschi (2007) a alfabetização é um aprendizado mediante ensino, e compreende o domínio das habilidades de ler e escrever, enquanto o letramento é um processo de aprendizagem social e histórica da leitura e da escrita em contextos informais e para usos utilitários, por isso, é um conjunto de práticas sociais. O primeiro compreende a saber ler e escrever, já o segundo compreende a saber fazer uso dessas aprendizagens." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Alfabetização, Letramento, Escrita, Leitura, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8dc6e721f3db0d11f787490b6e2532cd_2229.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SUELEN ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA SUELEN A. DOS SANTOS" "autor_email" => "julianasuelen2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }