O presente trabalho objetivou discutir as histórias de vida dos alunos da EJA e o seu processo de construção e reconstrução identitária. Tendo como base as discussões realizados durante as disciplinas de Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A questão que direcionou o estudo foi: qual a importância das histórias de vida dos alunos da EJA no seu processo identitário? Adotamos como referencial teórico Freire (2004), Carvalho (2011), Nogueira (2001), dentre outros. Dessa forma, sabe-se que a construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizou-se as margens da educação, onde não havia políticas públicas oficiais destinadas a essa modalidade de ensino. Será evidenciado também que o público alvo da Educação de Jovens e Adultos é bem abrangente, pois vai desde pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na infância, àqueles que tiveram, mas que por algum motivo deixou de frequentar a escola regular. Portanto, vale ressaltar que muitos retornam aos estudos depois de certo período devido às dificuldades encontradas na sociedade, em especial, no mercado de trabalho.