RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOBRAL-CEARÁ
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 301 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2051 "titulo" => "RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOBRAL-CEARÁ" "resumo" => "RESUMO- O presente trabalho tem como tema a relação professor e aluno no município de Sobral, o objetivo deste é identificar de que forma a relação entre professor e aluno pode influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessas escolas públicas pesquisadas. Torna-se então significativo entender os equívocos e desafios deste relacionamento entre professor e aluno no modelo tradicional e no modelo atual, analisando se ainda há traços que marcam a educação tradicional, quais e o porquê desses traços ainda subsistirem. Como também explanar fatores que contribuam para a (in)disciplina dos alunos em sala de aula, a importância da afetividade para se obter uma boa relação e verificar de que modo os professores estão se comportando perante a intervenção da globalização na educação. Então, houve uma série de estudos com vários autores como Freire (1996), Tiba (1998), Libâneo (1991), Nóvoa (1997), Pino (1980), Saviani (2001) e por fim Vasconcelos (2003), iniciou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa através de questionários fechados e entrevistas com professores e alunos de 5º ano em duas escolas públicas do município de Sobral. Através da análise dos dados percebe-se que o professor nos dias atuais é pouco respeitado pelos alunos e pelo fato desse professores serem acostumados a idealizar uma sala de aula com alunos “comportados”, acabam por se alterarem e não sabem como controlar a situação, inconformados com o comportamento dos alunos. Porém, por mais que os alunos não demonstrem, eles entendem e são conscientes da importância do professor na formação deles." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "Educação, Relação professor x aluno, Ensino aprendizagem, Afetividade, Globalização" "idioma" => "Português" "arquivo" => "78ad7ece1cd9cb47414109016d87d8d0_2051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSAINA NAYALLA MATOS MOURA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAYALLA" "autor_email" => "nayallaoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 301 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2051 "titulo" => "RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOBRAL-CEARÁ" "resumo" => "RESUMO- O presente trabalho tem como tema a relação professor e aluno no município de Sobral, o objetivo deste é identificar de que forma a relação entre professor e aluno pode influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessas escolas públicas pesquisadas. Torna-se então significativo entender os equívocos e desafios deste relacionamento entre professor e aluno no modelo tradicional e no modelo atual, analisando se ainda há traços que marcam a educação tradicional, quais e o porquê desses traços ainda subsistirem. Como também explanar fatores que contribuam para a (in)disciplina dos alunos em sala de aula, a importância da afetividade para se obter uma boa relação e verificar de que modo os professores estão se comportando perante a intervenção da globalização na educação. Então, houve uma série de estudos com vários autores como Freire (1996), Tiba (1998), Libâneo (1991), Nóvoa (1997), Pino (1980), Saviani (2001) e por fim Vasconcelos (2003), iniciou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa através de questionários fechados e entrevistas com professores e alunos de 5º ano em duas escolas públicas do município de Sobral. Através da análise dos dados percebe-se que o professor nos dias atuais é pouco respeitado pelos alunos e pelo fato desse professores serem acostumados a idealizar uma sala de aula com alunos “comportados”, acabam por se alterarem e não sabem como controlar a situação, inconformados com o comportamento dos alunos. Porém, por mais que os alunos não demonstrem, eles entendem e são conscientes da importância do professor na formação deles." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "Educação, Relação professor x aluno, Ensino aprendizagem, Afetividade, Globalização" "idioma" => "Português" "arquivo" => "78ad7ece1cd9cb47414109016d87d8d0_2051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSAINA NAYALLA MATOS MOURA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NAYALLA" "autor_email" => "nayallaoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }