Este estudo tem por objetivo analisar as (re)negociações entre o professor, alunos e o saber bem como os efeitos do contrato didático que emergem no ensino de geometria analítica, mais especificamente sobre o conteúdo de Equação da Reta numa turma do 3º ano do Ensino Médio. O marco teórico adotado é Teoria das Situações Didática de Brousseau (1986), com foco na ideia de Contrato Didático. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso Educativo Descritivo Interpretativo André (2008), Bogdan e Biklen (2010) e Moreira (2011). A implementação da metodologia possibilitou identificar os determinantes que caracterizam o tipo contrato didático, bem como os efeitos de contrato que emergiram na situação didática observada. De forma geral, o tipo de contrato didático identificado é aquele cuja ênfase é colocada na importância do conteúdo, que parece estar pronto e acabado, e no qual o papel do professor é mostrar as noções, introduzi-las, fornecer exemplos do que está ensinando, cabendo ao aluno escutar atentamente a explicação do professor e resolver problemas utilizando a definição ou o modo de resolução anteriormente apresentados pelo professor.