O presente artigo apresenta algumas considerações sobre as políticas macroeconômicas do sistema neoliberalista propostas pelos órgãos internacionais, que tiveram grandes influências nas reformas educacionais do Brasil, marcadamente a partir dos anos 80, consequência do processo da globalização. O objetivo deste artigo é analisar incialmente a evolução das políticas educacionais para a educação de jovens e adultos, priorizando o balanço da conjuntura atual. A coleta do material deu-se por meio de pesquisa bibliográfica na perspectiva pós-modernista, com uma abordagem humanística, fundamentada em estudos de autores desta linha de pesquisa, de modo bibliográfico, documental com abordagem qualitativa. Como resultados, pontuam-se alguns destaques do projeto do Banco Mundial para os países em desenvolvimentos, e a influência destes projetos na implantação da reforma educacional no mandato de presidente Fernando Henrique Cardoso, que culminou na aprovação da lei n.9.394/1996, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Apresenta-se uma evolução da política específica da educação de jovens e adultos no Brasil, com maior enfoque nos últimos anos. Aborda-se a exitosa experiência do PROEJA, (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), referencial da evolução da educação de jovens e adultos, que vem somar com as mudanças ocorridas nesse novo momento em que as sociedades caminham em busca do conhecimento, fazendo com que a educação seja continuada, presente na da vida de cada indivíduo.