APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46378 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 4453 "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS" "resumo" => "O estágio curricular é condição obrigatória e fundamental para a formação de psicólogos, pois é lócus de transição entre a teoria e prática profissional ao possibilitar o aperfeiçoamento de competências para a atividade do psicólogo. Portanto, o papel do supervisor de estágio é fundamental, pois acompanhará a aprendizagem e desenvolvimento profissional desses futuros profissionais. Não obstante, estudos apontam para a escassez de trabalho acerca de supervisão de estágio, evidenciando ainda, a inexistência de formação para estes profissionais e a falta de sistematização desta atividade. Assim, o presente estudo visa uma investigação sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da atividade do supervisor de estágio e suas implicações na formação de psicólogos, a luz da teoria sociocultural vygotskyana e do campo da didática profissional. Dois supervisores participaram deste estudo realizando a Entrevista sobre a trajetória de vida profissional, e num segundo momento, a Instrução ao Sósia; as entrevistas foram audiogravadas e analisadas a partir da análise de conteúdo, ao avaliar os conhecimentos práticos e teóricos, relação supervisor com os membros do grupo e situação da atividade profissional. Observou-se que o supervisor desenvolve sua atividade a partir da experiência com as situações clínicas de estágio e com a supervisão que realizam ao longo de suas formações. Ademais, os instrumentos utilizados no espaço de supervisão são fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento dos supervisionandos. Sugere-se para estudos futuros a realização da pesquisa com profissionais mais experientes em outras abordagens psicoterapêuticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID4453_10092018093702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÁDIA OLIVEIRA" "autor_email" => "nadiaoliveira.s92@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46378 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2346 "inscrito_id" => 4453 "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS" "resumo" => "O estágio curricular é condição obrigatória e fundamental para a formação de psicólogos, pois é lócus de transição entre a teoria e prática profissional ao possibilitar o aperfeiçoamento de competências para a atividade do psicólogo. Portanto, o papel do supervisor de estágio é fundamental, pois acompanhará a aprendizagem e desenvolvimento profissional desses futuros profissionais. Não obstante, estudos apontam para a escassez de trabalho acerca de supervisão de estágio, evidenciando ainda, a inexistência de formação para estes profissionais e a falta de sistematização desta atividade. Assim, o presente estudo visa uma investigação sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da atividade do supervisor de estágio e suas implicações na formação de psicólogos, a luz da teoria sociocultural vygotskyana e do campo da didática profissional. Dois supervisores participaram deste estudo realizando a Entrevista sobre a trajetória de vida profissional, e num segundo momento, a Instrução ao Sósia; as entrevistas foram audiogravadas e analisadas a partir da análise de conteúdo, ao avaliar os conhecimentos práticos e teóricos, relação supervisor com os membros do grupo e situação da atividade profissional. Observou-se que o supervisor desenvolve sua atividade a partir da experiência com as situações clínicas de estágio e com a supervisão que realizam ao longo de suas formações. Ademais, os instrumentos utilizados no espaço de supervisão são fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento dos supervisionandos. Sugere-se para estudos futuros a realização da pesquisa com profissionais mais experientes em outras abordagens psicoterapêuticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO HUMANO, FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID4453_10092018093702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÁDIA OLIVEIRA" "autor_email" => "nadiaoliveira.s92@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }