O presente trabalho é um relato de experiência da disciplina de Química aplicado com discentes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de educação da zona rural do município de Parnarama – Ma, que teve o intuito de apresentar fatos e feitos de sete cientistas e inventores negros norte-americanos que contribuíram para o desenvolvimento da ciência, realidade essa que até então parece matéria desconhecido para alunos. Assim, advogamos a total relevância a inserção e visibilidade no âmbito educacional dessas personalidades negras no cenário cientifico, dessa forma, sente-se a necessidade ainda nos tempos de hoje de desmistificar a ideia de que os conhecimentos cientifico, era único e exclusivamente de personalidades cientistas “brancas”, numa visão eurocêntrica da produção técnica e científica. De acordo com a Lei 10.639/2003 e 12.288/10, no Art. 11. trata-se da obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e de Ensino Médio, públicos e privado o estudo da História Geral da África e da História da população negra no Brasil. Sendo especificados no parágrafo §1º 2 º e 3º deste artigo que relaciona os conteúdos referentes à História da população negra, resgatando suas contribuições no âmbito do desenvolvimento social, econômico, político, cultural e cientifico que por sua vez, faz-se importante ao currículo escolar. Ademais, estas conquistas históricas, como a lei 12.288/ 2010 é um diploma de ação afirmativa voltada para a reparação das desigualdades raciais e sociais, ainda derivadas da escravidão e do desenvolvimento desigual que o país e outras nações experimentaram e ainda experimentam.