O aludido trabalho traz uma reflexão sobre a importância do brincar e do lúdico como ferramenta de estímulo ao ato de aprender, no contexto de sala de aula na educação infantil. O presente estudo tem por finalidade compreender a importância do brincar no espaço de sala de aula com as crianças da educação infantil, assim como, identificando a sua contribuição para o desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, na qual destacamos o ponto de vista de alguns autores sobre o assunto aqui abordado, que mostra que o brincar pode ser uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor que preza pela aprendizagem significativa em especial com as crianças da educação infantil. Para melhor dialogar sobre a questão, nos respaldamos em referenciais que discutem a importância da ludicidade como benefício para a prática docente, dentre tantos, citamos: KISHIMOTO (1993, 2002); SZYMANKI (2006); ALMEIDA (1974); COSTA (2006) E LOPES (2005). A partir das reflexões realizadas com este estudo, consideramos que ao utilizar o lúdico e a brincadeira como um instrumento, ou ferramenta pedagógica, estes contribuem de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Entendemos que o brincar deve fazer parte do cotidiano da sala de aula, de modo que a criança possa aprender e perceber o mundo de forma prazerosa e alegre.