O processo de formação continuada de docentes configura-se como uma temática importante e essencial para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo objetivou investigar as contribuições da formação continuada ofertada aos professores da Educação Infantil pela SEMED de São Mateus para subsidiar o trabalho com a linguagem escrita na pré-escola. Ancorada nos autores: FREIRE (1999), LIBÂNEO (1998), FERREIRO (1996) dentre outros e nos dispositivos legais que versam sobre a formação de professores destacando a LDBEN nº 9394/96, RCNEI (1988), DCNEI (2009) para fundamentar e argumentar a temática abordada. É uma pesquisa exploratória com enfoque qualitativo; na qual se realizou pesquisa bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, fez-se uso da entrevista semiestruturada. A pesquisa ocorreu nos anos de 2015 e 2016 e revelou a necessidade de se garantir, de maneira sistemática, a formação continuada para os profissionais da educação infantil para subsidiar o trabalho com as crianças de 0 a 5 anos de idade. Os resultados obtidos favoreceram a compreensão da importância da formação continuada dos docentes da Educação Infantil, no município de São Mateus do Maranhão.