Resumo:. As Histórias em Quadrinhos - HQs caracterizam-se pela linguagem textual mais próxima da realidade dos discentes, pela ludicidade, o que as torna um veículo de comunicação muito rica com transmissão de conhecimento e sua capacidade de promover a interação e ampliação do diálogo com o professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências Naturais para o estudo dos Resíduos Sólidos, no 6° ano do ensino fundamental dos anos finais. O trabalho foi desenvolvido com trinta e seis alunos em uma escola pública do município de Vitória de Santo Antão – PE. Nessa perspectiva a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa. Os resultados obtidos demonstraram a relevância da leitura, da utilização e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais para aprendizagem dos alunos. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um importante indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem ativa dos mesmos e percebemos também que as HQs no ensino de ciências em sala de aula proporcionaram aprendizagem prazerosas, dinâmicas e eficácia no processo de ensino e aprendizagem.