A presente pesquisa apresenta resultados de uma investigação a qual teve como objetivo analisar o processo de gênese instrumental por alunos do 6º ano do ensino fundamental do poly em tarefas matemáticas sobre poliedros regulares. A fundamentação teórica está apoiada na Teoria Instrumental- TI de Rabardel. Participaram dessa pesquisa, com abordagem qualitativa, 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal pertencente a Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Como instrumento para coletas de dados se aplicou uma atividade com duas questões. A primeira questão teve como objetivo identificar se os alunos por meio da manipulação do Poly reconheceriam as faces poligonais de cada poliedro regular. Já a segunda questão foi proposta para analisar como os alunos identificam com o auxílio do Poly os entes geométricos (números de faces, vértices e faces) que constituem os poliedros regulares de Platão. Os resultados evidenciaram que ocorreu o processo de gênese instrumental por parte dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O esquema em ação mais usado pelos alunos foi o de planificação dos poliedros para contagem e identificação de seus elementos, pelo menos nesse estudo.