A formação crítico-reflexiva dos cidadãos deve ser a função primeira da escola. Diante disso, várias ferramentas com foco no estudante vêm sendo pesquisadas e experimentadas, dentre elas a utilização da abordagem da história da ciência. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a abordagem envolvendo a história da ciência em aulas do tópico “Evolução” para uma turma do 3º ano do ensino médio pode estimular a participação dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula, influenciando positivamente na compreensão do tema, em comparação a outra turma pertencente ao mesmo nível escolar na qual não foi utilizado o referido instrumento. Observou-se que a participação das turmas se caracterizou de maneira distinta, quando a utilização da história da ciência nas situações didáticas estimulou a origem de debates, além de facilitar o desenvolvimento crítico dos educandos acerca do tema trabalhado. Os resultados reforçaram a importância do papel do professor como mediador desse processo, criando as possibilidades para que os próprios estudantes edifiquem suas concepções, sensibilizando-os quanto à necessidade e importância de sua participação ativa na sociedade por intermédio de debates e decisões.