Estudos apontam que o processo de aquisição da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma tarefa que pressupõe um planejamento detalhado e a busca de novos caminhos para alcançar as metas propostas pelas políticas públicas. Neste viés, o estado do Tocantins propôs aos municípios, através do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a implantação dos Grupos de Trabalho em Alfabetização e Letramento – GTAL, visando propiciar a discussão, socialização, avaliação, pesquisa, planejamento e execução de ações com foco na consolidação da Alfabetização e Letramento na Idade Certa. Este trabalho apresenta como ocorreu a implantação e consolidação na Rede Municipal de Ensino de Guaraí – TO. Pesquisou-se sobre estas problemáticas: Como se deu a sensibilização da equipe escolar para a implantação do GTAL? Quais os principais entraves para a consolidação do GTAL na Rede Municipal de Ensino? Com a implantação do GTAL, houve melhoria no planejamento das estratégias de alfabetização e letramento? A hipótese levantada é que a implantação e consolidação do Grupo de Trabalho em Alfabetização e Letramento – GTAL gerou transformações em relação ao fortalecimento do planejamento e organização do trabalho docente, estabelecendo metas consistentes para alfabetização e letramento, pois a partir do diagnóstico inicial da alfabetização, orientou-se a construção do Plano de Alfabetização e Letramento. O estudo foi qualitativo, sendo a coleta de dados mediante observação in loco e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como pela pesquisa de bibliográfica, fazendo-se o tratamento dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2008).