GRUPO DE TRABALHO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – GTAL: UM MECANISMO FORTALECEDOR DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAÍ-TO
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Neste viés, o estado do Tocantins propôs aos municípios, através do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a implantação dos Grupos de Trabalho em Alfabetização e Letramento – GTAL, visando propiciar a discussão, socialização, avaliação, pesquisa, planejamento e execução de ações com foco na consolidação da Alfabetização e Letramento na Idade Certa. Este trabalho apresenta como ocorreu a implantação e consolidação na Rede Municipal de Ensino de Guaraí – TO. Pesquisou-se sobre estas problemáticas: Como se deu a sensibilização da equipe escolar para a implantação do GTAL? Quais os principais entraves para a consolidação do GTAL na Rede Municipal de Ensino? Com a implantação do GTAL, houve melhoria no planejamento das estratégias de alfabetização e letramento? A hipótese levantada é que a implantação e consolidação do Grupo de Trabalho em Alfabetização e Letramento – GTAL gerou transformações em relação ao fortalecimento do planejamento e organização do trabalho docente, estabelecendo metas consistentes para alfabetização e letramento, pois a partir do diagnóstico inicial da alfabetização, orientou-se a construção do Plano de Alfabetização e Letramento. O estudo foi qualitativo, sendo a coleta de dados mediante observação in loco e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como pela pesquisa de bibliográfica, fazendo-se o tratamento dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. 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