Este estudo apresenta como tema o Conselho Escolar e sua contribuição na efetivação da gestão democrática presente no Plano Municipal de Educação de Mossoró-RN. A relevância do trabalho está em realçar a participação dos diretores escolares, como membros natos do Conselho Escolar, percebendo a contribuição desse instrumento nas atividades escolares. O objetivo geral consiste em discutir as ações do Conselho Escolar contempladas no PME. São articulados aos seguintes objetivos específicos: identificar as ações do diretor dentro do Conselho Escolar; apresentar as ações do PME que contribuem para a gestão democrática. O referencial teórico está constituindo pelos seguintes autores: Paro (2007; 2015) Medeiros (2007), Werle (2003). Esse estudo se caracteriza como descritivo com abordagem qualitativa. Foi realizado um questionário com diretores escolares das escolas municipais de Mossoró- RN. O Conselho Escolar funciona como um aliado na construção da gestão democrática no Plano Municipal de Mossoró- RN, sendo necessária a participação do diretor escolar para o alcance dos objetivos propostos pelo Plano Municipal de Educação.