Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA AO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, PLANO PEDAGOGICO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47535
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 11200
    "titulo" => "GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA AO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Atualmente existe uma busca incessante por Qualificação Profissional, em Instituições de Ensino que ofereça maior qualidade e que seja referência no mercado do Ensino Superior, o que nos levou a investigar sobre a qualidade dos Processos e Serviços realizados pelas IES em seu Plano Pedagógico de Curso - PPC, onde se define as políticas, produtos e serviços para o funcionamento de um Curso. Considerando que uma Instituição de Nível Superior é uma Organização e que tem em suas dimensões principais: Pesquisas, Ensino e Extensão, voltados para a sociedade como um todo, e em um segundo momento para a comunidade. Surgindo a seguinte problemática “Quais são as atividades praticadas por uma IES em seus Cursos de Graduação, que podem ser aplicadas a Gestão da Qualidade no PPC”Ɂ A investigação tem como objetivo verificar quais os produtos e serviços, existente no PPC que podem ser aperfeiçoados para que a IES melhore sua eficiência e apresentar as estratégias existentes, na administração, em seus processos, produtos e rotinas aplicadas nas Instituições de Ensino superior - IES, em especial no seu PPC. A metodologia utilizada foi através de coleta de dados primários, com entrevistas e analise do PPC dos cursos de Administração, Psicologia e Odontologia, localizadas em Manaus e dados secundários do MEC/INEP. Com este estudo concluímos que as IES precisam realizar uma constante atualização das políticas institucionais para atender as necessidade do mercado de trabalho e avaliar o custo da evasão de alunos e a concorrência existente entre as IES pesquisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, PLANO PEDAGOGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID11200_16092018234514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS REIS CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "m.reis28@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTACIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47535
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 11200
    "titulo" => "GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA AO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Atualmente existe uma busca incessante por Qualificação Profissional, em Instituições de Ensino que ofereça maior qualidade e que seja referência no mercado do Ensino Superior, o que nos levou a investigar sobre a qualidade dos Processos e Serviços realizados pelas IES em seu Plano Pedagógico de Curso - PPC, onde se define as políticas, produtos e serviços para o funcionamento de um Curso. Considerando que uma Instituição de Nível Superior é uma Organização e que tem em suas dimensões principais: Pesquisas, Ensino e Extensão, voltados para a sociedade como um todo, e em um segundo momento para a comunidade. Surgindo a seguinte problemática “Quais são as atividades praticadas por uma IES em seus Cursos de Graduação, que podem ser aplicadas a Gestão da Qualidade no PPC”Ɂ A investigação tem como objetivo verificar quais os produtos e serviços, existente no PPC que podem ser aperfeiçoados para que a IES melhore sua eficiência e apresentar as estratégias existentes, na administração, em seus processos, produtos e rotinas aplicadas nas Instituições de Ensino superior - IES, em especial no seu PPC. A metodologia utilizada foi através de coleta de dados primários, com entrevistas e analise do PPC dos cursos de Administração, Psicologia e Odontologia, localizadas em Manaus e dados secundários do MEC/INEP. Com este estudo concluímos que as IES precisam realizar uma constante atualização das políticas institucionais para atender as necessidade do mercado de trabalho e avaliar o custo da evasão de alunos e a concorrência existente entre as IES pesquisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, PLANO PEDAGOGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID11200_16092018234514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS REIS CAMELO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "m.reis28@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTACIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente existe uma busca incessante por Qualificação Profissional, em Instituições de Ensino que ofereça maior qualidade e que seja referência no mercado do Ensino Superior, o que nos levou a investigar sobre a qualidade dos Processos e Serviços realizados pelas IES em seu Plano Pedagógico de Curso - PPC, onde se define as políticas, produtos e serviços para o funcionamento de um Curso. Considerando que uma Instituição de Nível Superior é uma Organização e que tem em suas dimensões principais: Pesquisas, Ensino e Extensão, voltados para a sociedade como um todo, e em um segundo momento para a comunidade. Surgindo a seguinte problemática “Quais são as atividades praticadas por uma IES em seus Cursos de Graduação, que podem ser aplicadas a Gestão da Qualidade no PPC”Ɂ A investigação tem como objetivo verificar quais os produtos e serviços, existente no PPC que podem ser aperfeiçoados para que a IES melhore sua eficiência e apresentar as estratégias existentes, na administração, em seus processos, produtos e rotinas aplicadas nas Instituições de Ensino superior - IES, em especial no seu PPC. A metodologia utilizada foi através de coleta de dados primários, com entrevistas e analise do PPC dos cursos de Administração, Psicologia e Odontologia, localizadas em Manaus e dados secundários do MEC/INEP. Com este estudo concluímos que as IES precisam realizar uma constante atualização das políticas institucionais para atender as necessidade do mercado de trabalho e avaliar o custo da evasão de alunos e a concorrência existente entre as IES pesquisadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.