Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÓPTICA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA TÊXTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavra-chaves: PROJETO PEDAGÓGICO, ENGENHARIA TÊXTIL, BACHARELADO, UFSC Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A indústria têxtil está presente em todos os países e nos mais diversos segmentos. Tem uma enorme relevância nas dimensões sócio-política, econômica e cultural, ao ponto de influenciar costumes e tendências de um povo. Ainda assim, existem apenas seis cursos superiores em Engenharia Têxtil no Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo particularizado do PPC de Engenharia Têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), câmpus de Blumenau. O PPC é uma ferramenta muito importante na gestão dos cursos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a análise documental e a observação, sobre os pressupostos exploratórios e interpretativos. Os resultados mostraram uma proposta pedagógica comprometida com a interdisciplinaridade, com a superação da linearidade do currículo e com uma formação mais integrada. O propósito é formar engenheiros têxteis capazes de aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à sua área, sempre embasados pelos princípios éticos, sociais e ambientais.

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